Como dessalgar bacalhau mais rápido usando vinagre de maçã
Inúmeras utilizações culinárias atestam versatilidade do vinagre de maçã na mesa e na cozinha dos brasileiros.
Versátil como ingrediente, mais uma vez o vinagre de maçã põe à prova as suas mil e uma aplicações culinárias. Um uso pouco conhecido, e bastante eficiente do vinagre, é na dessalga rápida do bacalhau.
De acordo com levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o preço do bacalhau aumentou 5,4% em relação a 2022 (1,8%). Com a alta do preço do bacalhau, a alternativa para o consumidor que pretende servir o prato na Semana Santa sem comprometer o orçamento é escolher uma receita que renda muitas porções e, ao mesmo tempo, proporcione uma experiência inigualável para o paladar.

Mineira radicada em Campinas, a chef Caru Melillo ensina a dessalgar o bacalhau em um processo é fácil e rápido. Depois de removidas as peles, as postas devem ser colocadas por 5 minutos em água quente até o ponto de serem desfiadas com um garfo.
Fora do fogão, o momento é de retirar todas as espinhas e desfiar o peixe. "Aí entra a dica para a dessalga rápida: em uma vasilha com 2 litros de água fria, coloca-se 4 colheres de sopa de vinagre de maçã orgânico", explica. À mistura de água e vinagre é adicionado o bacalhau desfiado. "A partir daí, são mais 10 minutos até que o peixe esteja dessalgado", diz.
Segundo Rodrigo Margoni, especialista em vinagres e sócio-proprietário da Almaromi Viccino, pioneira na fabricação natural de vinagre de maçã no Brasil, são inúmeras as utilizações culinárias que atestam a versatilidade do ingrediente. Mas tanto na dessalga do bacalhau, quanto em receitas, ele destaca a importância de usar um produto de qualidade. "É um ingrediente que, certamente, fará diferença no prato que irá à mesa na Páscoa", completa.
Margoni afirma que nesta época do ano há um aumento na procura do produto no mercado. "Isso se deve, justamente, pela versatilidade do vinagre orgânico nas receitas", conclui.
Almaromi Viccino/MXP Comunicação
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, LinkedIn e YouTube.