Conexão entre Papa Pio XII e Hitler é tema de nova minissérie do History

‘Arquivos Secretos do Vaticano: O Papa e o Demônio’ analisa documentos para revelar qual foi papel do ‘Papa do Silêncio’ na Segunda Guerra Mundial.

A partir desta sexta-feira (7), às 21h05, o History apresenta Arquivos Secretos do Vaticano: O Papa e o Demônio (Secret Vatican Files: The Pope & The Devil), minissérie documental que analisa documentos sigilosos do Vaticano para elucidar qual era a conexão entre o Papa Pio XII e Hitler.

Conhecido como Papa do Silêncio, Pio XII poderia ser cúmplice ou adversário do ditador nazista, uma vez que o silêncio pode indicar cumplicidade ou estratégia de combate.

History estreia Arquivos Secretos do Vaticano: O Papa e o Demônio, sobre a conexão entre Pio XII e Hitler
History estreia Arquivos Secretos do Vaticano: O Papa e o Demônio, sobre a conexão entre Papa Pio XII e Hitler
History (cortesia)

Por meio da avaliação de documentos revelados pelo Vaticano em 2019, a produção mostra que o plano de Pio XII e seus colaboradores próximos na verdade conseguiram salvar mais de 70 mil judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Mas como isso aconteceu?

O episódio de estreia é A Origem do Demônio. Quando Hitler tomou o poder na Alemanha, Eugenio Pacelli era o colaborador mais confiável do Papa. O confronto entre Pacelli e Hitler logo tem início e se espalha com a implementação da política antissemita dos nazistas, que nem mesmo as grandes nações ocidentais são capazes de parar. O que fará Pacelli quando se tornar o Papa Pio XII?

History/Press Services

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, LinkedIn e YouTube.



Conecte-se ao Blog do Maurício Araya

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Deixe seu comentário