Siga os canais do Blog do Maurício Araya

History exibe maratona especial no domingo de Páscoa

Programação inclui especiais sobre Jerusalém e Virgem Maria, e ainda estreias do documentário mexicano ‘Guadalupe’ e série brasileira ‘Boto Fé’.

Neste domingo (9) de Páscoa, a partir das 16h, o History apresenta uma maratona especial, com especiais sobre Jerusalém, Os Mistérios de Maria, e ainda as estreias de um documentário mexicano sobre a Virgem de Guadalupe e da série brasileira Boto Fé, com a exibição de três episódios em sequência.

Veja os destaques da programação do History no domingo de Páscoa:

Mistérios de Jerusalém

Jerusalém é um local cheio de perguntas, contrastes e promessas. O especial Mistérios de Jerusalém (Mysterious Jerusalem) monta as peças de um grande-cabeças, que revela o passado e o futuro dessa terra sagrada.

Quais os pontos em comum entre as histórias da Bíblia e as descobertas arqueológicas? Com base em novas informações, o especial com uma de duração revisa os mistérios do Santo Sepulcro, investiga por que o Muro das Lamentações é tão venerado e explica as curas milagrosas de Betesda.

Os Mistérios de Maria

Dividida em duas partes, a produção italiana Os Mistérios de Maria (The Mysteries of Mary) se aprofunda na história e segredos da mulher mais venerada de todos os tempos. Por meio de reconstruções e entrevistas com antropólogos, especialistas em textos antigos e teólogos, Os Mistérios de Maria busca entender o que a figura de Maria representa para as religiões cristã e muçulmana.

A primeira parte do especial é Uma mulher chamada Maria. Os primeiros 12 anos de Maria, Nazaré, a Anunciação, o 'Magnificat'. O ceticismo de seu povo, a perturbação de José, seu marido e a gravidez. Com o nascimento de Jesus começa uma nova fase da sua vida caracterizada por uma relação nem sempre fácil com o Filho.

Em seguida, em Mais que uma mãe, a sua presença silenciosa e constante ao lado do Filho, desde as bodas de Caná com o primeiro milagre de Jesus, até o último suspiro de Cristo na Cruz. Momento dramático, mas de grande abertura ao futuro: de Mãe do Messias torna-se também Mãe da Humanidade.

Guadalupe

Dezembro de 1531, México. A Virgem Maria aparece a um humilde camponês indiano, mas ninguém acredita nele. A seu pedido, o índio envolve em sua tilma (uma espécie de capa) algumas rosas, que floresceram misteriosamente em um solo nu. Na frente do bispo, ele abre a tilma e a imagem da Virgem está impressa nela, extraordinariamente real.

Os resultados da análise são surpreendentes. Nos olhos da Virgem são visíveis as 13 figuras que testemunharam o milagre. E uma descoberta extraordinária revela a origem espanhola do nome Guadalupe e sua incrível conexão com o evangelista São Lucas.

Boto Fé

Em 13 episódios, a série documental Boto Fé mostra retratos de algumas das religiões mais praticadas no Brasil. Na produção da Giros Filmes, as crenças são apresentadas por meio de experiências pessoais dos fiéis e depoimentos de representantes religiosos. O History exibe, neste domingo, três episódios:

  • Catolicismo: apresenta a história de Thiago Benneti, ator e empresário que por vários anos fez o papel de Jesus na encenação da Paixão de Cristo, nas celebrações da Semana Santa em sua paróquia. Thiago e Bárbara, sua esposa, são católicos praticantes que têm a religião como guia não apenas para as escolhas pessoais, como também profissionais - eles trabalham com produções audiovisuais de conteúdo cristão. Ainda, os padres José Roberto Devellard e Luis Corrêa Lima explicam alguns dos princípios da maior religião cristã do mundo, o Catolicismo;
  • Espiritismo: a doutrina religiosa e filosófica surgida em meados do Século XIX, conquistou um número expressivo de adeptos no Brasil - hoje, é o terceiro maior grupo religioso do país. Quem revela sua compreensão da religião neste episódio é Christiane Diel. Ela, que já passou por um câncer e enfrentou a perda da irmã gêmea, encontrou no Espiritismo as respostas que a ajudaram superar suas dores. A juíza e palestrante espírita Raquel Chrispino, junto com César Perri, ex-presidente da Federação Espírita Brasileira, pontuam questões sobre a doutrina;
  • Protestantes Luteranos: apresenta um retrato do Protestantismo a partir da vivência de Noemia Dockhorn, nascida em berço Luterano e frequentadora assídua da igreja desde a infância. Ela e o marido, Valdomiro Dockhorn, trabalharam em missões evangelizadoras nos anos 1970 e hoje mantêm atividades de caridade vinculadas à igreja. Para uma compreensão mais ampla, o episódio traz depoimentos de representantes de duas vertentes diferentes: o pastor Rolf Rieck, da Igreja Luterana, e o reverendo Jouberto Heringer, da Igreja Presbiteriana.

History/Press Services

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo