Homenagem marca passagem de Turíbio Santos por São Luís
Apresentação e palestra também fazem parte da agenda do renomado violonista no projeto Música nas Cidades Históricas, de 20 a 23 de abril.
O renomado violonista maranhense Turíbio Santos desembarca em São Luís na próxima semana para uma apresentação do Música nas Cidades Históricas (MUCIH), com programação gratuita de 20 a 23 de abril.
Na quinta-feira (20), às 19h, a abertura do festival é marcada pelo homenageado, Turíbio Santos, que faz um concerto no Teatro Arthur Azevedo, com participação especial da pianista Maria Teresa Madeira e do violonista João Pedro Borges.
Na sexta-feira (21), às 10h30, ele ministra palestra na Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (Emem), no Centro Histórico da capital maranhense.

Destaque internacional, Turíbio Santos tem obra reconhecida desde 1965: o maranhense é uma das principais referências do repertório violonístico em geral e da obra de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), em particular. Em 1986, assumiu a direção do Museu Villa-Lobos, permanecendo no cargo até 2010. À frente da instituição, liderou as comemorações pelo centenário do compositor em 1987, conseguiu a sede definitiva e digitalizou todo o acervo. Em 1987, fundou a Associação de Amigos do Museu Villa-Lobos (AAMVL).
Turíbio Santos foi condecorado como Chevalier de la Légion D'Honneur pelo governo francês, em 1985, e pelo governo brasileiro como Oficial da Ordem do Cruzeiro do Sul, em 1989. Foi presidente da Academia Brasileira de Música (ABM) entre 2010 e 2013.
Música nas Cidades Históricas
Numa viagem lúdica e mágica pelo tempo, o MUCIH vem percorrendo cidades históricas do Brasil, realizando uma série de apresentações, passando pela música colonial, imperial, chegando à contemporânea, com oficinas, palestras e grupos folclóricos da região, contribuindo assim, para resgatar e revitalizar o imenso patrimônio imaterial brasileiro.
O projeto já passou pelas cidades históricas de Ouro Preto (MG), Mariana (MG), Petrópolis (RJ), Tiradentes (MG), Paraty (RJ) e, agora, chega a São Luís.
O MUCIH é idealizado pelo produtor Leonardo Conde, da Duo Produções, e tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização do Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Veja a programação do projeto Música nas Cidades Históricas em São Luís:
20 de abril, quinta-feira
- 19h - Teatro Arthur Azevedo: Turíbio Santos, com participação de Maria Teresa Madeira e João Pedro Borges.
21 de abril, sexta-feira
- 10h30 - Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa: palestra com Turíbio Santos;
- 16h - Museu Histórico e Artístico: Daniel Lemos;
- 17h - Catedral da Sé: Grupo A Chantar (Trovadoras Medievais);
- 19h - Teatro João do Vale: Grupo Instrumental Pixinguinha.
22 de abril, sábado
- 11h - Convento das Mercês: Alessandro Freitas;
- 16h - Convento das Mercês: João Pedro Borges;
- 17h - Museu Histórico e Artístico: Orquestra Maranhense de Violões;
- 19h - Museu Histórico e Artístico: Duo Penezzi e Proveta.
23 de abril, domingo
- 11h - Casa do Tambor de Crioula: Grupo Tambor de Crioula Pungar da Ilha;
- 17h - Museu Histórico e Artístico: Celso Faria.
VS Comunicação
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, LinkedIn e YouTube.