Homenagem marca passagem de Turíbio Santos por São Luís

Apresentação e palestra também fazem parte da agenda do renomado violonista no projeto Música nas Cidades Históricas, de 20 a 23 de abril.

O renomado violonista maranhense Turíbio Santos desembarca em São Luís na próxima semana para uma apresentação do Música nas Cidades Históricas (MUCIH), com programação gratuita de 20 a 23 de abril.

Na quinta-feira (20), às 19h, a abertura do festival é marcada pelo homenageado, Turíbio Santos, que faz um concerto no Teatro Arthur Azevedo, com participação especial da pianista Maria Teresa Madeira e do violonista João Pedro Borges.

Na sexta-feira (21), às 10h30, ele ministra palestra na Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (Emem), no Centro Histórico da capital maranhense.

Homenagem, show e palestra marcam passagem de Turíbio Santos no projeto Música nas Cidades Históricas em São Luís
Homenagem, show e palestra marcam passagem de Turíbio Santos no projeto Música nas Cidades Históricas em São Luís
César Tropia/Bendita (cortesia)

Destaque internacional, Turíbio Santos tem obra reconhecida desde 1965: o maranhense é uma das principais referências do repertório violonístico em geral e da obra de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), em particular. Em 1986, assumiu a direção do Museu Villa-Lobos, permanecendo no cargo até 2010. À frente da instituição, liderou as comemorações pelo centenário do compositor em 1987, conseguiu a sede definitiva e digitalizou todo o acervo. Em 1987, fundou a Associação de Amigos do Museu Villa-Lobos (AAMVL).

Turíbio Santos foi condecorado como Chevalier de la Légion D'Honneur pelo governo francês, em 1985, e pelo governo brasileiro como Oficial da Ordem do Cruzeiro do Sul, em 1989. Foi presidente da Academia Brasileira de Música (ABM) entre 2010 e 2013.

Música nas Cidades Históricas

Numa viagem lúdica e mágica pelo tempo, o MUCIH vem percorrendo cidades históricas do Brasil, realizando uma série de apresentações, passando pela música colonial, imperial, chegando à contemporânea, com oficinas, palestras e grupos folclóricos da região, contribuindo assim, para resgatar e revitalizar o imenso patrimônio imaterial brasileiro.

O projeto já passou pelas cidades históricas de Ouro Preto (MG), Mariana (MG), Petrópolis (RJ), Tiradentes (MG), Paraty (RJ) e, agora, chega a São Luís.

O MUCIH é idealizado pelo produtor Leonardo Conde, da Duo Produções, e tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização do Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Veja a programação do projeto Música nas Cidades Históricas em São Luís:

20 de abril, quinta-feira

  • 19h - Teatro Arthur Azevedo: Turíbio Santos, com participação de Maria Teresa Madeira e João Pedro Borges.

21 de abril, sexta-feira

  • 10h30 - Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa: palestra com Turíbio Santos;
  • 16h - Museu Histórico e Artístico: Daniel Lemos;
  • 17h - Catedral da Sé: Grupo A Chantar (Trovadoras Medievais);
  • 19h - Teatro João do Vale: Grupo Instrumental Pixinguinha.

22 de abril, sábado

  • 11h - Convento das Mercês: Alessandro Freitas;
  • 16h - Convento das Mercês: João Pedro Borges;
  • 17h - Museu Histórico e Artístico: Orquestra Maranhense de Violões;
  • 19h - Museu Histórico e Artístico: Duo Penezzi e Proveta.

23 de abril, domingo

  • 11h - Casa do Tambor de Crioula: Grupo Tambor de Crioula Pungar da Ilha;
  • 17h - Museu Histórico e Artístico: Celso Faria.

VS Comunicação

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, LinkedIn e YouTube.



Conecte-se ao Blog do Maurício Araya

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Deixe seu comentário