Maranhense é único brasileiro a integrar banca de revista internacional

Denilson Bezerra dedica-se ao combate às mudanças climáticas, o que lhe rendeu convite para integrar corpo de editores da ‘Scientific Reports’.

O professor maranhense Denilson da Silva Bezerra é o único brasileiro a fazer parte da banca de editores da revista internacional Scientific Reports, periódico criado em 2011 que integra o portfólio da Nature e que publica pesquisas nas áreas das ciências naturais, saúde e engenharias.

O convite surgiu a partir de dois projetos de pesquisa que o professor desenvolveu, apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Pesquisador maranhense é único brasileiro a integrar banca de editores da revista internacional Scientific Reports
Pesquisador maranhense é único brasileiro a integrar banca de editores da revista internacional Scientific Reports
Arquivo pessoal

Os trabalhos Simulação das dunas nos Lençóis Maranhenses e Desmatamento, fragmentação e emissão de carbono na Amazônia maranhense renderam ao professor o convite para compor a banca de editores da revista internacional.

Seu grupo de pesquisa é dedicado a pesquisas focadas em questões de aumento do nível do mar, desmatamento e emissão de carbono na Amazônia Legal brasileira e no combate às mudanças climáticas, usando soluções baseadas na natureza.

Desde 2019, o professor integra o corpo editorial da publicação formando equipe com pesquisadores da Holanda, Alemanha e Estados Unidos. Pesquisadores sobre a temática das mudanças climáticas podem submeter artigos à revista.

"Esse convite foi motivado pelo reconhecimento de nossas pesquisas direcionadas a eventos de elevação do nível do mar, avaliação de emissão e sequestro de carbono por parte dos ecossistemas/biomas/maranhenses e por nossas discussões voltadas à busca de soluções baseadas na natureza para reduzir os impactos das mudanças climáticas. Sinto-me profundamente honrado por ter a chance de contribuir, não apenas como pesquisador mas, também, na condição de editor em uma coleção baseada em um tema extremamente importante", contou o professor Denilson Bezerra ao núcleo de difusão científica da Fapema.

Denilson Bezerra é graduado em ciências aquáticas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), instituição da qual é professor adjunto do Departamento de Oceanografia e Limnologia. Tem especialização em recuperação de áreas degradadas pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), mestrado em saúde e ambiente pela UFMA e doutorado em ciência do sistema terrestre pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Fapema

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo