Maranhense é único brasileiro a integrar banca de revista internacional
Denilson Bezerra dedica-se ao combate às mudanças climáticas, o que lhe rendeu convite para integrar corpo de editores da ‘Scientific Reports’.
O professor maranhense Denilson da Silva Bezerra é o único brasileiro a fazer parte da banca de editores da revista internacional Scientific Reports, periódico criado em 2011 que integra o portfólio da Nature e que publica pesquisas nas áreas das ciências naturais, saúde e engenharias.
O convite surgiu a partir de dois projetos de pesquisa que o professor desenvolveu, apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Os trabalhos Simulação das dunas nos Lençóis Maranhenses e Desmatamento, fragmentação e emissão de carbono na Amazônia maranhense renderam ao professor o convite para compor a banca de editores da revista internacional.
Seu grupo de pesquisa é dedicado a pesquisas focadas em questões de aumento do nível do mar, desmatamento e emissão de carbono na Amazônia Legal brasileira e no combate às mudanças climáticas, usando soluções baseadas na natureza.
Desde 2019, o professor integra o corpo editorial da publicação formando equipe com pesquisadores da Holanda, Alemanha e Estados Unidos. Pesquisadores sobre a temática das mudanças climáticas podem submeter artigos à revista.
"Esse convite foi motivado pelo reconhecimento de nossas pesquisas direcionadas a eventos de elevação do nível do mar, avaliação de emissão e sequestro de carbono por parte dos ecossistemas/biomas/maranhenses e por nossas discussões voltadas à busca de soluções baseadas na natureza para reduzir os impactos das mudanças climáticas. Sinto-me profundamente honrado por ter a chance de contribuir, não apenas como pesquisador mas, também, na condição de editor em uma coleção baseada em um tema extremamente importante", contou o professor Denilson Bezerra ao núcleo de difusão científica da Fapema.
Denilson Bezerra é graduado em ciências aquáticas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), instituição da qual é professor adjunto do Departamento de Oceanografia e Limnologia. Tem especialização em recuperação de áreas degradadas pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), mestrado em saúde e ambiente pela UFMA e doutorado em ciência do sistema terrestre pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Fapema
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, LinkedIn e YouTube.