Mostra capixaba convoca artistas de todo o Brasil para inscrições

Mostra Povoar, realizada em São Mateus, aceita projetos artísticos nas áreas de teatro, circo, dança ou música.

Em sua segunda edição, a Mostra Povoar está com inscrições gratuitas abertas para o evento de artes integradas que ocorre no Sítio Histórico Porto, em São Mateus (ES). O local que é uma referência histórica e cultural já é conhecido por receber diversas ações artísticas, sendo um dos principais pilares do desenvolvimento cultural da arte capixaba.

As propostas artísticas aceitas para inscrição incluem espetáculos de teatro, dança e circo, além de apresentações musicais. As inscrições vão até 27 de abril de 2023, exclusivamente pela internet, e são aceitos trabalhos de todos os Estados do Brasil.

Mostra capixaba convoca artistas de todo o Brasil para inscrições
Mostra capixaba convoca artistas de todo o Brasil para inscrições
Fábio Prieto (cortesia)

Concebida para ser realizada presencialmente, a primeira edição da Mostra Povoar, em 2021, ocorreu on-line devido à pandemia de covid. Em 2023, o sonho da produtora cultural Rafaella Vagmaker torna-se realidade: a ocupação cultural do Sítio Histórico Porto será total, com atividades sendo realizadas na Casa da Cultura Largo do Chafariz e na Tenda Povoar, que será montada no espaço aberto do Largo do Chafariz.

"Nosso objetivo principal é resgatar o movimento artístico-cultural que sempre existiu no Sítio Histórico do Porto e que hoje tem menos. Além de valorizar o cenário arquitetônico e fomentar a arte e cultura para a comunidade local", afirma Rafaella Vagmaker, produtora cultural e idealizadora da Mostra Povoar.

O regulamento pode ser conferido no formulário de inscrição para a Mostra Povoar, mas vale antecipar que entre os requisitos para a inscrição estão a qualidade técnica, conceitual e estética do espetáculo; a quantidade máxima de 8 integrantes para o grupo, incluindo artistas e corpo técnico/produção.

As análises técnicas também levarão em conta a relevância social das propostas, bem como a diversidade, inclusão e representatividade, em uma perspectiva interseccional e geográfica.

Nesta edição, a Mostra Povoar será realizada entre os dias 20 e 27 de maio de 2023, com entrada gratuita. Na programação, haverá a participação de oito espetáculos artísticos que serão selecionados por meio do edital; oficinas de malabarismo para crianças, de jogos teatrais infantis e oficina de dança afro; bate-papos com os grupos após as apresentações; e a participação da Sociedade Musical Lira Mateense, na abertura oficial.

Além disso, também será oferecida a atividade Circuito Povoar com apresentações em espaços culturais parceiros, praças públicas e sedes de projetos sociais da cidade como o Projeto Zés do Futuro. Além da Escola vai ao teatro, com apresentações de artes cênicas destinadas para as escolas da rede municipal e estadual durante três dias, com sessões pela manhã e à tarde, com a perspectiva de povoar a cidade com arte e cultura.

A Mostra Povoar é realizada com recursos públicos do governo do Espírito Santo viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria da Cultura. Este projeto é realizado pela Rafaella Vagmaker Produtora e a Bule Estúdio Criativo, em parceria com a Companhia de Gás do Espírito Santo (ES Gás); Prefeitura Municipal de São Mateus e Associação de Moradores do Bairro Porto (AMBP).

Mostra Povoar/OrBe

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo