Peixes e chocolate: dicas para uma Páscoa saudável e econômica

Aproveitar ingredientes locais contribui para reduzir preço do carrinho de compras na Semana Santa.

Com a chegada da Semana Santa, muitos podem estar se perguntando: qual a melhor forma de aproveitar a Páscoa, aliando sabor, saúde e orçamento? Não é preciso milagre, mas, sim, informação.

A nutricionista Amanda Ferrão, do Grupo Fleury, detentor do Inlab no Maranhão, dá dicas sobre como economizar sem abrir mão do sabor da Páscoa.

Peixes

"Em relação aos peixes, podemos olhar para os mais populares e saber que é possível fazer um preparo gostoso e saudável, sem pesar no bolso. É o exemplo da sardinha, que pode ser cozida na panela ou assada no forno com legumes, e do atum - que no Nordeste pode ser acessível e vai muito bem com banana-da-terra e abóbora. Acrescentar saladas também é uma boa opção, visto que esses pratos rendem bem, são saudáveis e fáceis de preparar", comenta Amanda Ferrão.

Legumes e temperos naturais

Há boas opções mais em conta, como o repolho, por exemplo. Vale investir em temperos naturais - frescos ou desidratados - e não exagerar no sal. "A banana-da-terra, por exemplo, muitos lembram somente de cozinhar na água ou no vapor, mas ela é ótima assada e contribui, inclusive, para reduzir a vontade de ingerir doces. É uma opção nutritiva e faz bem para saúde", frisa a nutricionista.

Para os que não comem peixes, mas não dispensam uma opção mais leve e saborosa, o ceviche de banana-da-terra é uma excelente dica. Para a receita, basta acrescentar outros ingredientes como cebola roxa, limão e salsinha ou pimenta biquinho.

Ovo de Páscoa

Se você é daqueles que não abre mão do ovo de Páscoa, mas quer uma opção econômica, um caminho é comprar uma barra de chocolate, derreter e colocar em forminhas, como as de silicone. Até mesmo uma parte do ovo recheada, para comer de colher, já funciona e faz sucesso.

Peixes e ovos de Páscoa: dicas para uma Semana Santa saudável e econômica
Peixes e ovos de Páscoa: dicas para uma Semana Santa saudável e econômica
Agência Brasil (acervo)

"É possível misturar frutas e amendoim, para dar uma crocância especial. A uva congelada com chocolate derretido, por sua vez, é uma ótima opção para bombons", exemplifica Amanda Ferrão.

Aos que querem incrementar as refeições da Páscoa com sobremesas, uma dica é usar a banana-prata madura. A mistura dessa fruta com cacau em pó é uma base prática para doces como cupcakes, que podem ajudar a substituir os tradicionais ovos ou funcionar como uma sobremesa saudável, não só para o período de Páscoa, como para o dia a dia.

Se for preciso guardar o excesso, não tem problema: é só congelar. A nutricionista destaca que a banana congelada, batida com abacate e canela ou cacau, cai muito bem: "vira uma mousse prático e delicioso". A banana, garante também vitaminas e nutrientes como potássio, magnésio, fósforo, cálcio, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C, além de antioxidantes.

Grupo Fleury/A4&Holofote Comunicação

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo