São Luís registra chuva abaixo da média histórica em abril
Precipitação total foi de 307 mm, cerca de dois terços do esperado (458 mm); é o terceiro ano seguido com chuva abaixo da média no período.
São Luís registrou, pelo terceiro ano seguido, um mês de abril atípico, com chuvas abaixo da média histórica: em 2023, a precipitação total foi de 307 mm, pouco mais de dois terços do que o esperado (458 mm).
Março e abril costumam ser os meses mais chuvosos da estação, marcada por grandes volumes de chuva, provocados pela influência da Zona de Convergência Intertropical (Zcit) na região norte do Brasil - que leva a umidade do Oceano Atlântico para o continente.
Em 2022, choveu 337 mm; enquanto, em 2021, o volume total de precipitação foi de 196 mm. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Chapadinha foi a cidade - das que contam com pelo menos uma estação meteorológica do Inmet - que registrou o maior volume de chuva este mês, com 495 mm; seguido por Zé Doca, com 425 mm; e Turiaçu, com 381 mm.
As chuvas intensas, por outro lado, colocaram cidades do Maranhão no mapa da emergência da Defesa Civil Nacional e do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR): atualmente, 61 reconhecimentos de situação de emergência em 58 cidades maranhenses estão vigentes, sendo 49 por chuvas intensas, oito por inundações, um por enxurrada, um por erosão continental (voçoroca) e um por deslizamento de terra.
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, LinkedIn e YouTube.