CCVM debate design, consumo consciente e reciclagem

Programação da 21ª Semana Nacional de Museus conta com exibição de documentários e mesas-redondas.

Com o tema Museus, sustentabilidade e bem-estar, começa nesta segunda-feira (15), em todo Brasil, a 21ª edição da Semana Nacional de Museus. O objetivo do evento é destacar a importância dos espaços enquanto promotores de qualidade de vida, apoiados em uma visão que comunga o cuidado com o meio ambiente, o respeito à comunidade e desenvolvimento econômico.

Apoiando a programação nacional, o Instituto Cultural Vale realiza atividades em seus quatro espaços. No Maranhão, o Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) promove o ciclo de diálogos Conversas biocêntricas: para além da sustentabilidade, com dois debates abertos e uma mostra de cinema que discutirão o papel do design na proposição de novas perspectivas para o consumo, a produção e a reciclagem.

CCVM debate design, consumo consciente e reciclagem: programação da 21ª Semana Nacional de Museus conta com exibição de documentários e mesas-redondas
CCVM debate design, consumo consciente e reciclagem: programação da 21ª Semana Nacional de Museus conta com exibição de documentários e mesas-redondas
Divulgação

A curadoria é de Raquel Noronha, designer, mestre e doutora em ciências sociais, professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Design, coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Inovação, Design e Antropologia (Nida), onde pesquisa sobre as relações entre artesãs, materiais, formas de conhecimento e práticas criativas, em uma abordagem decolonial do design.

"O cenário global que temos não é de uma crise climática, mas de uma mudança. Não há volta. Diante disso, é urgente reorganizar nossas rotas e pensarmos novas formas de ser e estar no planeta, de lidar com as impossibilidades e sufocamentos causados por tantas insustentabilidades. Neste ciclo de conversas, apresentamos visões sobre a secularização e apartamento dicotômico entre homem e natureza a partir do design, buscando formas de assumirmos nossos fracassos enquanto produtores de mundos e redirecionar a reflexão e a produção na contemporaneidade, em meio às ruínas", reflete.

O evento conta com a participação da professora e pesquisadora Maria Cecília Loschiavo, coordenadora e assessora científica nas principais agências de fomento brasileiras, destacando-se seu papel como membro do Comitê de Assessoramento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a área de design. Doutora em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), é professora de design da instituição, integrante da Rede Latinoamericana de Pesquisa em Design e Gênero e especialista em design para a sustentabilidade, design brasileiro, design social, exclusão socioespacial, pessoas em situação de rua e catadores de recicláveis.

Filmes e debates sobre reciclagem, consumo e artesanato

No dia 16 de maio, às 19h, serão exibidos os documentários Ilha das Flores, de Jorge Furtado (1989), e Estou me guardando para quando o Carnaval chegar, de Marcelo Gomes (2019). O primeiro acompanha o fluxo de circulação de alimentos até se converterem em lixo e a desvalorização da vida perante as crises capitalistas de consumo. Mais recente, o segundo documentário traz o cotidiano do trabalho intenso em uma pequena 'China' no Nordeste brasileiro, onde as pessoas alimentam o sonho da autonomia, mas caem na armadilha da auto escravização.

Na quarta-feira, 17, ocorre a conversa aberta (In)sustentabilidade e ressurgimentos: a problemática da coleta e da reciclagem do lixo, com representantes de diversos setores que tratarão sobre políticas ambientais, econômicas e socioculturais, além de debater questões que rondam o conceito de reciclagem de resíduos sólidos e os ciclos viciosos de trabalho e precificação, e as realidades adversas em que se encontram os trabalhadores. Participam Maria Cecília Loschiavo (FAU-USP), Maria José Nascimento (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, Ascamar), Sidevaldo Miranda Costa (Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Setres) e Nayara Chaves (Fashion Revolution-IFMA).

Encerrando as atividades, no dia 18, às 18h, a conversa aberta Artesanato, participação e autonomia: resíduos, fibras e desmaterialização do design apresenta quatro iniciativas de práticas de design orientadas à vida e à autonomia de grupos produtivos do Maranhão, que repensam a maneira como produzimos, consumimos e o que consideramos necessidade. Participam Caroline Pedraça (Nida-UFMA), Tayomara dos Santos (ED-UEMG), Luiza Gomes Duarte de Farias (NidaA-UFMA) e Luiz Lagares (Nida-UFMA).

Toda a programação é gratuita, e com classificação livre. O CCVM fica localizado na rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís.

CCVM

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo