‘É Pra São João’: César Nascimento lança disco nas plataformas digitais

Décimo quarto da carreira, álbum com nove faixas vai ser lançado no dia 1º de junho, abrindo agenda de São João do cantor e compositor maranhense.

Chegou a temporada junina no Maranhão, onde existe a maior concentração em diversidade cultural do mundo, fonte de inspiração para talentos genuínos expressarem em canto e verso toda essa riqueza e potencialidade artística. E o cantor e compositor César Nascimento é um desses expoentes que dedica sua força criativa à serviço da difusão dessa cultura por meio da música.

Abrindo o mês, César Nascimento faz lançamento, dia 1º de junho, em todas as plataformas digitais do novo disco É Pra São João, 14º álbum da carreira, de uma trajetória marcada por grandes sucessos ao longo de 42 anos.

Tive uma vivência muito forte entre muitos recantos do Maranhão, nos guetos do reggae, nos quintais do lelê na região do Munim, nos terreiros de bumba meu boi, nas rodas de tambor de crioula... tendo como orgulho ter sido discípulo do Mestre Felipe de Sibá

César Nascimento

E É Pra São João vem carimbado de uma potência rítmica inspirada nessa história. São nove faixas, gravadas no Estúdio Chalezinho Amarelo em Petrópolis (RJ).

‘É Pra São João’: César Nascimento lança disco nas plataformas digitais
É Pra São João: César Nascimento lança disco nas plataformas digitais
Divulgação

Cada uma delas expressa um ritmo. Tem uma toada de bumba meu boi, sotaque da baixada, Vem Pro Terreiro (César Nascimento/Renata Gaspar); o forró É Pra São João (César Nascimento/Marinaldo Marques); a toada Caboclo de Pena (César Nascimento); o xote Pode ou Não Pode (César Nascimento/Euclides Amaral); outra toada de bumba meu boi, Miolo (César Nascimento/Celso Borges); o xote João do Vale, Minha Homenagem (César Nascimento); o lelê Na Ilha (César Nascimento/Renata Gaspar/Tião Carvalho); o côco Pirinã, Pirinã (César Nascimento/Marinaldo Marques); e Fogueira (César Nascimento/Mestre Felipe), um tambor de crioula que traz um luxuoso arranjo do Maestro Zé Américo Bastos.

"É a vitória da simplicidade. A música de César Nascimento é como se fosse uma aulinha de ritmos, de percepção clara e marcada por muita emoção. Toca direto no coração da gente na primeira audição", ressalta o veterano radialista Robson Jr.

Recentemente, César Nascimento lançou o EPedra! voltado ao ritmo jamaicano misturado ao sotaque maranhense, totalizando dois álbuns virtuais nas plataformas; além dos oito CDs, dois DVDs, dois LPs já produzidos e mais outras faixas gravadas em coletâneas, como Mururu do LP Segunda de Arte (1992); Gavião Vadio, composição de Nicéas Drumond e Cecílio, interpretada com Betto Pereira no LP Maio Oito Meia (2017); e João do Vale, Minha Homenagem, do LP Vinil & Poesia - Vol.01 (2020). A saber, o CD/DVD Violão de Coreiro - composição de César Nascimento e seu violão, de 2018, é considerado pela crítica especializada como uma obra prima da carreira do artista.

César Nascimento é autor da consagrada balada Ilha Magnética, eleita como Bem Cultural do Estado do Maranhão, e de hits como O Radinho, Maguinha do Sá Viana e Reggae Sanfonado, imprescindíveis na programação das rádios de todo o país e nas playlists de música brasileira.

Radicado em Petrópolis (RJ), o artista virá ao Estado participar do São João do Maranhão, com shows marcados em todo o Estado.

VS Comunicação

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo