Jornalistas culturais debatem tecnologia e transformação digital

Márcio Carneiro, do Labcom/UFMA, é convidado do Coletivo de Jornalistas Culturais do Maranhão para debater impactos da tecnologia na comunicação.

Nesta terça-feira, (23), às 18h30, o Centro Cultural Casa Pão com Ovo (rua das Pipiras, nº 9, Ponta do Farol), em São Luís, recebe a roda de conversa Tecnologias, transformação digital e os impactos para a comunicação, promovida pelo Coletivo de Jornalistas Culturais do Maranhão. A iniciativa é aberta a todos os interessados em participar, e o acesso é gratuito.

Nesta edição, o convidado especial é o professor doutor do Departamento de Comunicação Social na área de Jornalismo em Redes Digitais e diretor do Laboratório de Convergência de Mídias (Labcom) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Márcio Carneiro. Entre outros espaços de atuação, ele é fotógrafo, cinegrafista e diretor de artes.

Jornalistas culturais debatem tecnologia e transformação digital
Prof. Dr. Márcio Carneiro, do Labcom/UFMA, é convidado do Coletivo de Jornalistas Culturais do Maranhão para debater impactos da tecnologia na comunicação
Divulgação

A mediação será coordenada pela jornalista Flávia Regina, editora do blog Buliçoso, diretora de criação da Com Comunicação Estratégica, pós-graduada em Gestão da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e aluna master em Comunicação Política e Sociedade pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM); e pelo jornalista Samartony Martins, repórter e editor do jornal O Imparcial, assessor de imprensa e ativista social com mais de 25 anos de experiência cobrindo as áreas de Cidade, Cultura e Política no Estado.

Após a roda, haverá um momento de descontração tendo ao comando da trilha sonora os jornalistas e DJs Vanessa Serra e Pedro Sobrinho.

Tecnologias, transformação digital e os impactos para a Comunicação

A transformação digital já é uma realidade em nosso cotidiano. A inovação tecnológica vem nortear, inclusive, de que forma a comunicação deve ser pensada e executada. Os resultados. O consumo. Mas quais são os grandes desafios desse processo? Quais são os impactos sobre o comportamento e as relações humanas? Essas são algumas das questões pertinentes a esse diálogo. Pois, o coletivo se pontua de que jamais será perda de tempo qualificar o jornalismo. Afinal, o bom jornalismo é cidadão, comunitário, cultural e público - uma das principais ferramentas de uma sociedade democrática.

A roda de conversa é um movimento independente, que encontra-se em sua quarta edição, dialogando sobre temas pertinentes num espaço para troca de ideias e qualificação do debate em torno do jornalismo. A Roda de Conversa de Jornalistas Culturais teve sua primeira edição realizada no dia 5 de janeiro de 2023, abrindo a reflexão sobre o jornalismo cultural no Maranhão, tendo como convidada especial a jornalista Larissa Corrêa, radicada em São Paulo.

A segunda roda de conversa ocorreu em 2 de fevereiro, tendo como convidado especial Gilberto Mineiro, falando sobre As ondas sonoras do jornalismo cultural independente em tempos de streaming. E a terceira roda de conversa foi realizada no último dia 27 de abril, sobre o Despertar sobre a economia da cultura e indústrias criativas no Maranhão, tendo como convidados especiais o artista Joãozinho Ribeiro e o economista Éden Jr. Na ocasião, os jornalistas Vanessa Serra, Samartony Martins e Pedro Sobrinho contaram a experiência vivida em São Paulo, em abril, passado, durante a coletiva de divulgação e suas impressões sobre os dados do PIB da Economia da Cultura e das Indústrias Criativas, reunidos em estudo pelo Observatório Itaú Cultural.

VS Comunicação

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, LinkedIn e YouTube.



Conecte-se ao Blog do Maurício Araya

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Deixe seu comentário