Siga os canais do Blog do Maurício Araya

Maior evento de inovação do Nordeste é sustentável e carbono neutro

Nordeste ON, o NEON, ocorre 1º e 2 de junho, no Complexo Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís; programação conta com 54 atividades simultâneas.

Em São Luís, nos dias 1º e 2 de julho, o Complexo Multicenter Negócios e Eventos, localizado no Cohafuma, recebe a primeira edição do Nordeste ON, ou NEON. Uma promoção do maior programa de desenvolvimento de empresas inovadoras da América Latina, o Startup Nordeste, com realização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Maranhão.

E em atenção a uma agenda mundial importantíssima para a melhoria das pessoas até 2030, o NEON é sustentável e carbono neutro, seguindo os avanços das ações do Sebrae, que tornou-se signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).

Maior evento de inovação do Nordeste é sustentável e carbono neutro: Nordeste ON, o NEON, ocorre 1º e 2 de junho, no Complexo Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís; programação conta com 54 atividades simultâneas
Maior evento de inovação do Nordeste, NEON é sustentável e carbono neutro
Sebrae

É fundamental ter a noção dos impactos negativos gerados ao meio ambiente por produções em grande escala. São preocupações latentes, dado o uso excessivo e crescente dos recursos naturais. A natureza responde com o aumento das temperaturas e do nível do mar, enchentes e queimadas recorrentes entre outros sinais dessa crise climática.

Portanto, a responsabilidade ambiental deve ser compreendida não só como uma tendência mas como uma responsabilidade de todos, com a oferta de produtos e serviços de empresas cada vez mais sustentáveis, que começam a investir fortemente em uma estratégia chamada neutralização de carbono.

Mas o que é ser carbono neutro? Significa que a produção total de dióxido de carbono (um gás de efeito estufa) durante a produção em uma empresa é igual a zero. No entanto, isso não significa que as empresas terão emissões zero de carbono, mas que essas emissões serão compensadas, ou seja, contrabalançadas. E como resultado, entre outras vantagens como reduzir custos, haverá o aumento da credibilidade junto aos clientes, funcionários e fornecedores, com a adoção de práticas responsáveis.

NEON

A iniciativa vai contar com nomes já conhecidos do ecossistema de startups, referências regionais e nacionais para uma próspera jornada empreendedora. "Essa iniciativa é a oportunidade perfeita para que possamos expandir a rede de networking e se relacionar com startups, empresas interessadas em inovação, investidores e imprensa", aponta Celso Gonçalo de Sousa, presidente do conselho deliberativo do Sebrae-MA.

A programação conta com 54 atividades de conhecimento, em quatro espaços com atividades simultâneas. Entre elas, Feira de Negócios com presença de mais de 300 startups do Nordeste, Rodadas de Negócios e de Investimentos, com participação de grandes corporações e fundos e investidores de todo o Brasil, Rodada de Negócios Internacional, organizada pela aceleradora de startups Ventiur, reunindo negócios do Vale do Silício e LATAM e Espaço de Mentorias Individuais, visando facilitar as conexões com investidores e favorecer a preparação das startups para captação de capital de risco.

NEON/VS Comunicação

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo