Siga os canais do Blog do Maurício Araya

NEON: ecossistemas de inovação se reúnem em São Luís

Ampla programação voltada para ampliação e fortalecimento do universo das startups ocorre nos dias 1º e 2 de julho, no Multicenter Negócios e Eventos.

Certamente, você já ouviu falar pelos meios de comunicação ou até mesmo já se deparou com uma startup: elas podem ser desde um gigante da tecnologia até um embrião de uma empresa que pode surgir a partir de uma oportunidade, uma tendência ou a descoberta de uma solução inovadora. A fórmula para criá-las é bem simples, e funciona em qualquer lugar do mundo; basta existir pessoas que sonham e possam usar da criatividade tendo a capacidade de superar desafios.

É sobre isso e com o intuito de descobrir, fortalecer e ampliar o universo das startups, pela primeira vez o Maranhão vai sediar um encontro, de projeção nacional, com abrangência regional, que irá receber cerca de 5 mil pessoas para que façam parte e fomentem os ecossistemas de inovação em todo o Nordeste.

É o Nordeste ON, ou NEON, que ocorre nesta quinta (1º) e sexta-feira (2), em São Luís. Uma promoção do Startup Nordeste, o maior programa de desenvolvimento de empresas inovadoras da América Latina, com realização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Maranhão.

Uma ampla programação, de forma simultânea, vai preencher todo o Complexo Multicenter Negócios e Eventos, localizado no Cohafuma; com atividades no Pavilhão, Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana e Sebrae Lab. O público será formado por professores, estudantes, profissionais liberais, parceiros, investidores, agentes públicos e diversas instituições de fomento à Inovação.

A saber, o Startup Nordeste materializa o melhor do Nordeste no que tange à inovação: os centros de formação de pessoas e conhecimento, onde o Nordeste é a região que tem o maior volume de formação de pessoas no Brasil.

Vamos reunir jovens com muitos sonhos e alto potencial de trabalho. O Nordeste é um dos grandes berços da criatividade no país e tem muitos desafios. E é desejo de todos tornar nossa região cada vez mais próspera e inovadora

Celso Gonçalo de Sousa, presidente do conselho deliberativo do Sebrae-MA

Inclusive, o Sebrae, que tem como diretriz interiorizar e democratizar a Inovação em todo o país, contará com a presença de 20 (vinte) caravanas, organizadas pelas 12 unidades de negócios do Sebrae de municípios maranhenses. Cada uma, com 50, totalizando mil pessoas, entre empresas tradicionais, startups e estudantes. Além das caravanas maranhenses, estarão presentes cerca de 318 startups atendidas pelo Startup Nordeste nos nove Estados da região, entre outras comunidades e grupos de startups de todo o Brasil.

"Esta é uma oportunidade imprescindível para disseminar conhecimento, gerar conexões e aproximar o mercado aos investidores, com intercâmbio de experiências, boas práticas e soluções e de negócios inovadores", conclui Celso.

Informações sobre inscrições e a programação completa podem ser encontradas pela internet.

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo