Novo satélite revela imagens espetaculares da Terra

Detalhes como vórtices de nuvens, cobertura de neve e sedimentos na água, agora, são visíveis por satélite.

O mais recente satélite meteorológico da Europa, o Meteosat Third Generation Imager, acaba de fornecer sua primeira visão da Terra, e revelou detalhes notáveis da Europa, África e do Atlântico.

Lançado em um foguete Ariane 5, em 13 de dezembro de 2022, o Meteosat Third Generation Imager-1 (MTG-I1) é o primeiro de uma nova geração de satélites destinados a revolucionar a previsão do tempo na Europa.

Novo satélite meteorológico revela imagens espetaculares da Terra
Novo satélite meteorológico revela imagens espetaculares da Terra - veja em alta definição
Eumetsat/ESA

A imagem, capturada em 18 de março de 2023, mostra grande parte do norte e oeste da Europa e da Escandinávia coberta de nuvens, com céus relativamente claros sobre a Itália e os Bálcãs Ocidentais.

Detalhes como vórtices de nuvens sobre as Ilhas Canárias, cobertura de neve nos Alpes e sedimentos na água ao longo da costa da Itália, agora, são visíveis por satélite.

A nova imagem também revela um maior nível de detalhe das estruturas das nuvens em altas latitudes, o que permitr que as previsões meteorológicas monitorem a evolução do clima severo em rápido desenvolvimento com mais precisão naquela região.

ESA

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo