Pátio Aberto do CCVM recebe atrações do interior do Maranhão

Às quintas-feiras, atrações de diferentes cidades encantam público do projeto; primeira atração é Tambor de Crioula do Quilombo Joaquim Maria.

O Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) terá as quintas-feiras do mês de maio dedicadas à cultura popular produzida no interior do Estado do Maranhão.

Serão quatro atrações vindas de diferentes cidades para encantar o público do Pátio Aberto.

Pátio Aberto do CCVM recebe atrações do interior do Maranhão: às quintas-feiras, atrações de diferentes cidades encantam público do projeto; primeira atração é Tambor de Crioula do Quilombo Joaquim Maria
Pátio Aberto do CCVM recebe atrações do interior do Maranhão: às quintas-feiras, atrações de diferentes cidades encantam público do projeto; primeira atração é Tambor de Crioula do Quilombo Joaquim Maria
CCVM (cortesia)

A primeira atração, nesta quinta-feira (4), às 19h, vem de Miranda do Norte. A história do Tambor de Crioula do Quilombo Joaquim Maria se inicia com o pagamento de uma promessa para Santa Filomena, padroeira do quilombo.

Após uma longa pausa nas apresentações, a brincadeira passou por um processo de fortalecimento junto aos seus integrantes e à comunidade, com oficinas de Salvaguarda do Tambor de Crioula, levantamento histórico e aquisição de indumentárias e parelha em madeira. O grupo apresenta, no CCVM, o novo capítulo da história da brincadeira.

A programação é gratuita. O CCVM fica localizado à rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís.

CCVM

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, LinkedIn e YouTube.



Conecte-se ao Blog do Maurício Araya

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Deixe seu comentário