São Luís é cidade que mais esquece objetos em viagens por Uber
Aplicativo libera lista de objetos mais esquecidos pelos usuários em viagens; varinha, cacto e peruca estão entre itens mais inusitados.
Sabe aquela sensação de que você está esquecendo de alguma coisa? Para os usuários da Uber, esquecer algo dentro dos veículos dos motoristas parceiros do aplicativo é bem mais comum do que se imagina.
A Uber compartilhou um ranking de objetos mais esquecidos pelos usuários durante as viagens pelo aplicativo em 2022, e algumas cidades se destacam como 'as mais esquecidas'. São Luís vem garantindo presença no 'top 10' nos últimos anos, mas esse ano fica com o primeiro lugar como a cidade mais esquecida.

Brasília, primeira da lista no ano passado, caiu para a terceira posição. Já Itajaí (SC) ficou com o segundo lugar. O levantamento é feito levando em consideração dados proporcionais das cidades.
Cidades mais esquecidas em 2022
- São Luís (MA);
- Itajaí (SC);
- Brasília (DF);
- Maceió (AL);
- Florianópolis (SC);
- Natal (RN);
- Vitória (ES);
- Salvador (BA);
- Recife (PE);
- Campo Grande (MS).
Outro dado curioso do levantamento é que nas terças, quartas, quintas e sextas-feiras o objeto mais esquecido pelos usuários é o guarda-chuva. Já aos fins de semana, o cooler para garantir a cerveja gelada acaba ficando no carro. Já o horário em que a maioria dos esquecimentos aconteceu foi entre as 21h e 23h.
Quais são os itens mais esquecidos? Desde o primeiro levantamento realizado no Brasil, celulares, carteiras e mochilas estão entre os itens mais esquecidos. Esse ano, porém, o celular saiu do 'top 3' dos itens e ocupou a quarta posição. Outros itens que sempre estão na lista são roupas, fones de ouvido, óculos e guarda-chuvas.
Itens mais esquecidos em 2022
- Mochilas;
- Roupas;
- Carteira ou bolsas;
- Celulares e/ou câmeras fotográficas;
- Fones de ouvido e/ou caixinhas de som;
- Dinheiro;
- Óculos;
- Guarda-chuvas;
- Joias, relógios e itens de maquiagem;
- Chaves.
Não dá para negar que esquecer qualquer um dos objetos listados acima poderia acontecer com qualquer um, mas não é todo dia que se esquece uma varinha, um cacto, um carregador de oxigênio portátil, cartelas de ovos ou uma peruca dentro do carro. Em 2022 também foi muito comum esquecer o par do chinelo, sapato ou tênis após uma viagem. Ou ainda esquecer apenas um pé desses calçados dentro do veículo.
Outros itens (inusitados ou nem tanto) esquecidos em 2022
- Sapato, chinelo ou tênis;
- Copos térmicos;
- Chapéu;
- Brinquedos;
- Peruca;
- Bengala;
- Ukulele;
- Varinha;
- Cacto.
O período do Natal também parece ter sido uma época difícil para os mais esquecidos em 2022, já que a véspera do dia 24 de dezembro foi um dos dias que as pessoas mais esqueceram coisas em um veículo após uma viagem pelo aplicativo.
Como recuperar um objeto esquecido
Para encontrar um item esquecido em uma viagem, a melhor forma é entrar em contato diretamente com o motorista parceiro da Uber por telefone, usando o próprio aplicativo, assim que perceber que esqueceu o objeto. Se o usuário deixar seu próprio telefone em uma viagem, pode acessar sua conta por um computador.
Importante frisar que, de forma a ressarcir o motorista por seu deslocamento para devolver um item, uma taxa de devolução é cobrada dos usuários pela devolução e é repassada integralmente ao motorista parceiro.
O que fazer
- Se estiver com o celular, abra o menu tocando no ícone superior à esquerda, toque em 'Suas Viagens' e selecione a opção que você deixou algo no carro;
- Toque em 'Itens perdidos';
- Toque em 'Entrar em contato com meu motorista sobre um item perdido';
- Deslize para baixo, digite o número de telefone que você gostaria de ser contatado e clique em enviar;
- Se o item perdido foi justamente seu telefone pessoal, acesse o site da Uber e faça o login em sua conta. No menu 'Problemas com uma viagem específica e reembolsos', clique em 'Itens Perdidos', depois em 'Entrar em contato com o motorista sobre um objeto perdido' e digite o número de telefone de um amigo.
Uber/Ideal
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.