Tradição do toque de caixas do Divino no Pátio Aberto

Grupo de Caixeiras e Caixeiros Pombinho Branco encerra programação da 21ª Semana Nacional de Museus do Centro Cultural Vale Maranhão.

Um dos festejos mais tradicionais do Maranhão, a Festa do Divino é conhecida por suas ladainhas cantadas ao som do toque das caixas. A tradição é mantida em diversas cidades do Maranhão e de outros Estados do Brasil.

Vindos de Serrano do Maranhão, o Grupo de Caixeiras e Caixeiros Pombinho Branco será a atração desta quinta-feira (18), no Pátio Aberto do Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), mostrando como o resgate da cultura do toque de caixas resiste no município.

Tradição do toque de caixas do Divino no Pátio Aberto
Tradição do toque de caixas do Divino no Pátio Aberto
CCVM (cortesia)

A apresentação encerra a programação da 21ª Semana Nacional de Museus, e ocorre às 20h, gratuitamente. O CCVM fica localizado na Rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís.

CCVM

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo