Oficina ensina técnicas de costura japonesas em São Luís

‘Costura Boro’ e ‘Bordado Sashiko’ ensinam técnicas voltadas para aproveitamento de tecidos; programação gratuita vai de 27 de junho a 1º de julho.

Nos dias 27, 28 e 30 de junho e 1º de julho, o Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) oferece as oficinas Costura Boro e Bordado Sashiko, duas técnicas japonesas voltadas para o aproveitamento de tecidos. A programação é gratuita.

O Boro é uma antiga técnica tradicional que consiste em cerzir diferentes pedaços de tecido para remendo com o uso de pontos reforçados, e surgiu da necessidade de fazer o pano durar mais e criar calor pela soma de camadas de tecidos finos. A técnica era usada pelos camponeses que se vestiam com fibras mais rústicas e permitia que o tecido fosse usado até o fim de sua vida útil.

Já a técnica Sashiko surgiu da necessidade de prolongar a durabilidade das roupas e do pano em si, costurando um tecido no outro, tornando a trama mais forte. Nas comunidades de camponeses daquele tempo, o tecido era um material escasso e caro, fazendo com que as pessoas criassem formas para que uma vestimenta, depois de usada, pudesse se transformar numa bolsa, ou em outra peça de uso, até esgotar o potencial do material.

Oficina ensina técnicas de costura japonesas em São Luís: Costura Boro e Bordado Sashiko ensinam técnicas voltadas para aproveitamento de tecidos; programação gratuita vai de 27 de junho a 1º de julho
Costura Boro e Bordado Sashiko ensinam técnicas voltadas para aproveitamento de tecidos; programação gratuita vai de 27 de junho a 1º de julho
CCVM (cortesia)

Quem ministrará as aulas é Ofélia Lott, artista têxtil, professora de modelagem, moulage, corte e costura, que utiliza do processo do fazer manual como fonte de pesquisa entre costura e memória.

As inscrições podem ser feitas presencialmente, no CCVM - localizado na rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís -, com uma hora de antecedência do início de cada curso, no primeiro dia de aula. A oficina de Costura Boro será realizada pela manhã, das 9h às 13h; enquanto a oficina Bordado Sashiko ocorre no turno vespertino, das 14h às 18h. Cada turma tem 30 vagas.

CCVM

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Deixe seu comentário