Presidente do Sebrae prestigia sucesso do Nordeste ON
Explorando inovação e universo das startups, primeira edição do evento em São Luís reuniu 10,83 mil inscritos, triplicando estimativa prevista.
Todas as metas superadas. Os números saltaram dentro de um giro econômico altamente satisfatório que renova o entusiasmo latente em todos aqueles que vivenciaram a experiência da primeira edição do Nordeste ON, o NEON, em São Luís.
Durante o segundo dia do NEON, o presidente nacional do do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Décio Lima, veio prestigiar a iniciativa. Aproveitou a ocasião para também ir até ao Palácio de La Ravardière, sede da gestão municipal, para presenciar a assinatura do termo de adesão ao terceiro ciclo do programa Cidade Empreendedora, chamado Ouro, pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide.
Além das superintendências do Sebrae no Maranhão, e de toda a imprensa, Décio Lima contou com a companhia do deputado Zé Inácio (PT), na comitiva que o acompanhou em toda a programação.
Após o almoço, que ocorreu no restaurante do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no Centro Histórico, Décio Lima foi ao Multicenter Negócios e Eventos onde inaugurou a Usina Fotovoltaica, que consiste em uma produção em massa de energia elétrica por meio da captação e conversão de radiação solar em eletricidade.
Junto a ele, participaram da solenidade de inauguração, Celso Gonçalo de Souza, presidente do conselho deliberativo do Sebrae-MA; Albertino Leal de Barros Filho, diretor superintendente; Mauro Borralho de Andrade, diretor técnico; e Edila Neves da Silva, diretora de administração e finanças.
Em operação desde março, a planta de placas fotovoltaicas tem capacidade de produzir eletricidade suficiente para suprir a necessidade de abastecimento dos prédios da instituição em São Luís. Essa é a primeira de uma série de três plantas fotovoltaicas que o Sebrae-MA construirá nos próximos quatro anos, com o objetivo de tornar a instituição autossuficiente em produção de energia elétrica para todas as suas instalações no Maranhão.
A agenda do presidente se estendeu até um encontro com os seus colaboradores regionais, e visitas aos estandes do Sebrae, Alumar, Sistema Fiema (Federação das Indústrias, Sesi/Senai e IEL) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Governo do Maranhão. Aproveitou para degustar produtos artesanais maranhenses e interagir com os visitantes.
"São Luís é um extraordinário palco para o empreendedorismo, Nós temos orgulho do Maranhão, e a sua força, a sua pujança e a sua resiliência, em todos os sentidos da vida, e da economia, e principalmente, da expressão cultural. Hoje tivemos um dia muito especial, fiquei surpreendido por todo esse calor humano e aprendi muito com todos vocês", testemunhou.
No auditório Darcy Ribeiro, Décio Lima participou da cerimônia de encerramento do Nordeste ON. "Eu trouxe o abraço do Brasil para vocês que são o retrato do que há de melhor nesse país que é o povo nordestino. O Nordeste é aquele que nunca desistiu e que hoje governa o Brasil. O Sebrae deseja fazer muito mais pelo Nordeste. Aqui a gente começa uma nova história, com muito entusiasmo e inteligência. Estou muito impressionado com tudo o que vi aqui", ressaltou.
No Nordeste ON foram 10,83 mil inscritos, triplicando a estimativa prevista, o que criou um fluxo de 9,68 mil pessoas (bipagens) na área de exposição com a presença de 4,47 mil pessoas no primeiro dia de evento. O evento contou com 55 ações de conhecimento, em atividades simultâneas.
Em termos de movimentação financeira, de acordo com Rafael Castro - do Sebrae Nacional -, os valores serão fechados ao longo da próxima semana, mas já foram constatados mais de 2,5 milhões de investimentos nas startups e rodadas de negócios.
"Essa troca foi riquíssima. Foram dois dias intensos de network com startups, empresas consolidadas, com palestrantes e diversos profissionais envolvidos. Eu vejo essa iniciativa como uma oportunidade muito promissora para desenvolver a área de inovação no Maranhão", disse o analista de inovação do Porto do Itaqui, Jefferson Nogueira.
NEON/VS Comunicação
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.