Siga os canais do Blog do Maurício Araya

Primeira consulta ao ginecologista é essencial na vida da mulher

Visita inicial tem papel essencial na saúde e bem-estar da mulher ao longo de sua vida; ideal é que acompanhamento seja iniciado desde adolescência.

Uma das etapas importantes para a saúde de uma mulher é o momento em que ela realiza sua primeira consulta ao ginecologista. Essa visita inicial desempenha um papel fundamental na saúde e no bem-estar da mulher ao longo de sua vida.

Ainda assim, cerca de quatro milhões de brasileiras nunca visitaram esse profissional, e oito milhões, apesar de já terem ido a alguma consulta, não fazem acompanhamento nem exames regulares. Os dados são da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e do Datafolha.

Primeira ida ao ginecologista: acompanhamento é fundamental; visita inicial tem papel essencial na saúde e bem-estar da mulher ao longo de sua vida; ideal é que acompanhamento seja iniciado desde adolescência
Visita inicial tem papel essencial na saúde e bem-estar da mulher ao longo de sua vida; ideal é que acompanhamento seja iniciado desde adolescência
Freepik

Segundo o ginecologista e obstetra do Hapvida NotreDame Intermédica, Antônio José Chaves, o ideal é que o acompanhamento ginecológico seja iniciado desde a adolescência, de preferência, assim que ocorrer a primeira menstruação. O profissional frisa, ainda, que não é necessário ter vida sexual ativa para procurar esse especialista.

A primeira consulta ao ginecologista é um marco importante para a mulher. É nesse momento que são estabelecidos os cuidados necessários para garantir uma vida saudável, do ponto de vista da saúde sexual e reprodutiva

Temas abordados na primeira consulta

Na primeira consulta, o profissional de saúde poderá abordar temas como puberdade, menstruação, tensão pré-menstrual (TPM) e higiene íntima. Se for o caso, ele também poderá orientar sobre métodos anticoncepcionais e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Além disso, o ginecologista poderá solicitar exames, como o Papanicolau, para detectar precocemente alterações que levam ao câncer de colo de útero.

Quais dúvidas podem ser esclarecidas?

O médico enfatiza que o acompanhamento preventivo proporciona orientações, esclarece dúvidas e ajuda a criar uma base sólida para o acompanhamento ginecológico adequado ao longo da vida. "É um momento que deve ser encarado com naturalidade, visando o cuidado e o bem-estar da mulher em todas as fases de sua vida", conclui.

Hapvida/Cores

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo