Siga os canais do Blog do Maurício Araya

São João: como se manter saudável durante festas juninas

Especialista revela segredo de como melhor saborear o período agregando opções saudáveis para obter benefícios nutricionais dos pratos típicos.

A festa junina é uma celebração cultural que traz uma diversidade de alimentos entre as regiões do Brasil, e a celebração simboliza fartura com a oferta de deliciosos pratos típicos. Feitos com ingredientes provenientes da colheita feita pelo homem do campo, o cardápio junino oferece uma série de opções energéticas para o público festejar e se aquecer do frio. Paloma Popov, professora de Nutrição do Centro Universitário de Brasília (Ceub), explica os benefícios nutricionais dos pratos tradicionais.

Entre os alimentos mais consumidos, a nutricionista destaca o milho cozido, a batata doce e o amendoim. Paloma explica que esses alimentos são ricos em carboidratos, fornecendo bastante energia para o organismo. Ela complementa que o milho e a batata doce contêm fibras que auxiliam no bom funcionamento intestinal. O amendoim, por sua vez, é uma fonte de lipídios, as chamadas gorduras boas.

No caso do amendoim, o ideal é consumir com moderação, evitando adições excessivas de açúcar. Os doces típicos derivados da oleaginosa, como pé de moleque e paçoca, são clássicos juninos, porém requerem atenção pelo alto nível de gordura, mesmo que seja boa

Para se aquecer nas noites frias de festa, os caldos quentes são sempre uma ótima pedida. O caldo verde e o caldo de feijão também são bastante consumidos nessa época. Paloma destaca que além de trazerem conforto no período mais frio do ano, eles oferecem uma fonte adicional de proteínas. "Os caldos são super versáteis e a inclusão de legumes e verduras contribui para enriquecer o valor nutricional das preparações, fornecendo vitaminas e minerais essenciais", revela Popov.

São João: como se manter saudável durante festas juninas; especialista revela segredo de como melhor saborear o período agregando opções saudáveis para obter benefícios nutricionais dos pratos típicos
Especialista revela segredo de como melhor saborear o período agregando opções saudáveis para obter benefícios nutricionais dos pratos típicos
Freepik

Quanto à utilização de ingredientes como mandioca, abóbora e coco nas receitas, a docente do Ceub explica que a abóbora, por exemplo, é rica em vitaminas, enquanto a mandioca fornece carboidratos naturais. Popov também destaca o coco, que pode ser utilizado em diversas preparações de doces, bolos e até pratos salgados, agregando sabor e nutrientes aos pratos.

Sem medo de aproveitar a festa e obter vantagens significativas para a saúde, a especialista sugere substituir frituras por opções assadas ou grelhadas. "Ao optar por pastéis assados no lugar de fritos, reduz-se a quantidade de gorduras e calorias consumidas". Outra dica da nutricionista é sempre aliar legumes e verduras às opções escolhidas, para garantir um valor nutricional mais equilibrado.

No caso dos doces, Paloma Popov ressalta que, embora muitas sobremesas típicas de festa junina sejam à base de açúcar, é possível desfrutar dessas delícias com moderação. "Frutas como acompanhamento, no fondue de chocolate meio amargo. Essa combinação proporciona uma mistura de sabores e nutrientes, como água, antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras das frutas, tornando-se alternativas interessantes para complementar a alimentação e aproveitar os sabores do período festivo", completa.

Ceub/MáquinaCW

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo