SescTV exibe documentário ‘O Desaparecimento de Minha Mãe’
Modelo italiana Benedetta Barzini não deseja mais ser capturada pelas câmeras, enquanto seu filho quer registrar sua despedida da vida pública.
Na sexta-feira (23), a partir das 22h, a SescTV exibe o documentário O Desaparecimento de Minha Mãe, com direção de Beniamino Barrese. A produção, lançada em 2019, retrata Benedetta Barzini, uma das foto modelos italianas mais icônicas da Década de 60 e ativista do movimento feminista.
As lentes captam Benedetta aos 75 anos de idade expressando o seu cansaço pela representação de papéis, motivada por um desejo de escapar do mundo das imagens, deixando tudo para trás. A partir do dia 23, o documentário também estará disponível sob demanda.

Enquanto a também jornalista toma essa decisão, o seu filho quer registrar a despedida da vida pública da mãe e captar a sua natureza livre. "Eu passei boa parte da minha vida filmando e fotografando a minha mãe sem saber o porquê. Ela foi a minha primeira modelo e a favorita", introduz o diretor.
Surge então um conflito e uma colaboração inesperada de Benedetta, que confronta o olhar da câmera, já que não quer mais inspirar ou ser musa de nenhum artista. "Vivo em mundo onde tudo é delegado à fotografia. Nada é deixado na memória, só nela. O que me interessa são coisas que não podem ser vistas, não aquelas que vemos", diz ela, que demonstra não se interessar pelo cumprimento das etiquetas e o glamour do meio artístico.
A produção concorreu ao Festival Sundance de Cinema e foi um dos finalistas do prêmio de melhor filme Europeu de documentário em 2020.
O programa é recomendado para maiores de 10 anos.
SescTV/SI Comunicação
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.