Sobrevoo de sonda a Mercúrio revela novos detalhes do planeta

Muitas características geológicas são visíveis nas imagens feitas nessa segunda-feira (19), incluindo a recém-nomeada cratera de impacto Manley.

A missão ESA/Jaxa BepiColombo fez, nesta segunda-feira, 19 de junho, o seu terceiro de seis sobrevoos com assistência de gravidade em Mercúrio, tirando imagens de uma cratera de impacto recém-nomeada, bem como curiosidades tectônicas e vulcânicas enquanto ajusta sua trajetória para entrar na órbita do planeta em 2025.

A aproximação mais próxima ocorreu às 16h34 (horário de Brasília), cerca de 236 km acima da superfície do planeta, no lado noturno do planeta. "Tudo correu muito bem com o sobrevoo e as imagens das câmeras de monitoramento tiradas durante a fase de aproximação do sobrevoo foram transmitidas para o solo", disse Ignacio Clerigo, gerente de operações da BepiColombo.

Sobrevoo de sonda a Mercúrio revela novos detalhes do planeta: algumas das imagens feitas pela espaçonave BepiColombo durante seu terceiro sobrevoo em 19 de junho de 2023; muitas características geológicas são visíveis, incluindo a recém-nomeada cratera de impacto Manley
Algumas das imagens feitas de Mercúrio pela espaçonave BepiColombo durante seu terceiro sobrevoo em 19 de junho de 2023; muitas características geológicas são visíveis, incluindo a recém-nomeada cratera de impacto Manley - veja em alta definição
ESA/BepiColombo/MTM

Durante o 'encontro', uma câmera de monitoramento capturou dezenas de imagens do planeta rochoso. Três delas, revelam a abundância de características geológicas visíveis, incluindo uma cratera recém-batizada de 'Manley, em homenagem à artista jamaicana Edna Manley (1900-1987) .

"A superfície repleta de crateras de Mercúrio registra uma história de 4,6 bilhões de anos de bombardeio de asteroides e cometas, que, juntamente com curiosidades tectônicas e vulcânicas únicas, ajudará os cientistas a desvendar os segredos do lugar do planeta na evolução do Sistema Solar", diz o pesquisador da Agência Espacial Europeia (ESA) e cientista planetário Jack Wright.

O próximo sobrevoo da BepiColombo ocorre em 5 de setembro de 2024.

ESA

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Deixe seu comentário