Vivência Afroball celebra Mês do Orgulho, no CCVM
Programação que exalta diversidade e celebra Orgulho oferece oficinas sobre cultura ‘ballroom’, e uma ‘Afroball: Uma Noite na Jamaica Brasileira’.
Uma programação que exalta a diversidade e celebra o Mês do Orgulho LGBTQIPA+ ocorre esta semana no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM): a Vivência Afroball oferece oficinas sobre a cultura ballroom, e uma Afroball: Uma Noite na Jamaica Brasileira.
As oficinas serão ministradas por dois dos expoentes da cultura ball no Maranhão - o bailarino Davi Chaves e o modelo Jozy Negroni -, e pela Legendary Mother Cunanny Mamba Negra, performer paulista, que atua nas áreas de performance, moda, direção de arte e dança (voguing). Davi e Jozy estarão à frente da oficina Iniciação e Vogue Femme, no dia 20 de junho, das 15h às 18h, recebendo iniciantes que queiram conhecer mais sobre esse universo e aprender sobre técnicas e a história do voguing. Cunanny Mamba Negra ensinará runway, elementos da caminhada, direcionamento teórico e elementos do Vogue Femme, na oficina Vogue Femme Class, nos dias 21 e 22 de junho, das 16h às 18h.

Encerrando a semana, no sábado (24), às 19h, ocorre a Afroball: Uma Noite na Jamaica Brasileira, com categorias temáticas em homenagem ao reggae e à cultura negra que alicerça a cultura popular maranhense. Os participantes das chamadas houses competem por prêmios em dinheiro e pelos troféus que simbolizam o reconhecimento da comunidade.

A cultura ballroom nasceu em Nova York, nos Anos 80, por travestis, negras e latinas que perceberam a necessidade de impor novas realidades em uma sociedade excludente. É um espaço onde a pluralidade de corpos e vivências de protagonismo preto e transexual se encontram para 'performar' em categorias e competir.
Vivência Afroball é uma produção do CCVM em parceria com DJ Gabi Leão, Jozy Negroni e Davi Chaves. Toda a programação é gratuita. O CCVM fica localizado na rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís.
CCVM
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.