Vivência Afroball celebra Mês do Orgulho, no CCVM

Programação que exalta diversidade e celebra Orgulho oferece oficinas sobre cultura ‘ballroom’, e uma ‘Afroball: Uma Noite na Jamaica Brasileira’.

Uma programação que exalta a diversidade e celebra o Mês do Orgulho LGBTQIPA+ ocorre esta semana no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM): a Vivência Afroball oferece oficinas sobre a cultura ballroom, e uma Afroball: Uma Noite na Jamaica Brasileira.

As oficinas serão ministradas por dois dos expoentes da cultura ball no Maranhão - o bailarino Davi Chaves e o modelo Jozy Negroni -, e pela Legendary Mother Cunanny Mamba Negra, performer paulista, que atua nas áreas de performance, moda, direção de arte e dança (voguing). Davi e Jozy estarão à frente da oficina Iniciação e Vogue Femme, no dia 20 de junho, das 15h às 18h, recebendo iniciantes que queiram conhecer mais sobre esse universo e aprender sobre técnicas e a história do voguing. Cunanny Mamba Negra ensinará runway, elementos da caminhada, direcionamento teórico e elementos do Vogue Femme, na oficina Vogue Femme Class, nos dias 21 e 22 de junho, das 16h às 18h.

Vivência Afroball celebra Mês do Orgulho, no CCVM: programação que exalta diversidade e celebra Orgulho oferece oficinas sobre cultura ‘ballroom’, e uma Afroball: Uma Noite na Jamaica Brasileira
Vivência Afroball celebra Mês do Orgulho, no CCVM
Divulgação

Encerrando a semana, no sábado (24), às 19h, ocorre a Afroball: Uma Noite na Jamaica Brasileira, com categorias temáticas em homenagem ao reggae e à cultura negra que alicerça a cultura popular maranhense. Os participantes das chamadas houses competem por prêmios em dinheiro e pelos troféus que simbolizam o reconhecimento da comunidade.

Vivência Afroball celebra Mês do Orgulho, no CCVM: programação que exalta diversidade e celebra Orgulho oferece oficinas sobre cultura ‘ballroom’, e uma Afroball: Uma Noite na Jamaica Brasileira
Vivência Afroball celebra Mês do Orgulho, no CCVM
Divulgação

A cultura ballroom nasceu em Nova York, nos Anos 80, por travestis, negras e latinas que perceberam a necessidade de impor novas realidades em uma sociedade excludente. É um espaço onde a pluralidade de corpos e vivências de protagonismo preto e transexual se encontram para 'performar' em categorias e competir.

Vivência Afroball é uma produção do CCVM em parceria com DJ Gabi Leão, Jozy Negroni e Davi Chaves. Toda a programação é gratuita. O CCVM fica localizado na rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís.

CCVM

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Deixe seu comentário