Caixa conclui distribuição de R$ 12,7 bilhões de lucro do FGTS
Com crédito dos valores, rentabilidade da conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço superou inflação em igual período.
A Caixa Econômica Federal concluiu, nesse domingo (30), o crédito dos resultados do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) do ano de 2022. No total, foram distribuídos R$ 12,7 bilhões em 217,7 milhões de contas de FGTS que tinham saldo em 31 de dezembro de 2022.
Ao todo, 132 milhões de trabalhadores receberam o crédito proporcional ao saldo existente naquela data, já que a rentabilidade alcançou 7,09%, acima da inflação registrada em 2022, de 5,79%.

Como agente operador do FGTS, a Caixa antecipou em 31 dias a conclusão do crédito dos valores nas contas. A distribuição dos resultados do FGTS aumenta sua rentabilidade para além da remuneração mensal realizada por meio da aplicação da Taxa Referencial (TR) mais 3% ao ano, definida na Lei nº 8.036/90.
O resultado do FGTS é decorrente do retorno de suas aplicações e investimentos em habitação, saneamento, infraestrutura e saúde, fruto da governança do Conselho Curador do FGTS e atuação da Caixa como agente operador.
Os trabalhadores podem consultar os valores creditados nas contas de FGTS no extrato da conta, por meio do aplicativo FGTS - em plataformas Android e IOS -, e os saques podem ser feitos pelos trabalhadores nas situações previstas na Lei nº 8.036/90, como nos casos de demissão sem justa causa, aquisição de moradia própria, doenças graves, entre outras.
Caixa Notícias
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.