Noite de tambor no CCVM, com o Tambor de Crioula Pindarezinho de Fátima

Apresentação pelo programa Pátio Aberto ocorre nesta quinta-feira (20), às 19h, no Centro Histórico de São Luís.

Nesta quinta-feira (20), vai ter tambor para São Benedito no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), em São Luís. Fundado por um dos miolos do Bumba Meu Boi de Pindaré na Década de 1960, o Tambor de Crioula Pindarezinho de Fátima foi um dos participantes de um dos mais importantes registros fonográficos da história do tambor de crioula: o Documentário Sonoro do Folclore Brasileiro - número 12.

Feito por meio da campanha em defesa de registros da cultura popular brasileira, o documentário eternizou grandes mestres e toadas que estão na ponta da língua de coreiros e coreiras nas rodas de tambor de crioula do Maranhão.

Noite de tambor no CCVM, com o Tambor de Crioula Pindarezinho de Fátima: apresentação pelo programa Pátio Aberto ocorre nesta quinta-feira (20), às 19h, no Centro Histórico de São Luís
Apresentação pelo programa Pátio Aberto ocorre nesta quinta-feira (20), às 19h, no Centro Histórico de São Luís
Pablo Monteiro (cortesia)

Atualmente, o grupo investe na participação de brincantes mais novos, ao mesmo tempo que guarda a sabedoria dos mais experientes, resistindo e preservando a história e memória da tradição do grupo do Bairro de Fátima, na capital maranhense.

A apresentação ocorre às 19h, pelo programa Pátio Aberto. O CCVM fica na rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís.

CCVM

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Deixe seu comentário