Siga os canais do Blog do Maurício Araya

Operadores de viagem estrangeiros percorrem a Rota das Emoções

Roteiro no litoral nordestino inclui destinos no Ceará, Maranhão e Piauí; ideia é proporcionar experiências nativas a viajantes vindos da Europa.

Representantes de dez operadoras de turismo da Alemanha e Reino Unido vão percorrer, entre os dias 8 e 16 de julho, a Rota das Emoções, roteiro turístico que inclui destinos no Ceará, Piauí e Maranhão. A famtour, organizada pela Embratur, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), tem o intuito de permitir que estes profissionais conheçam melhor os destinos que irão comercializar em seu países de origem.

A Rota das Emoções é composta por três Estados e 14 municípios. O percurso é feito de forma sinérgica de modo que o viajante vivencie as experiências mais autênticas de cada localidade presente na rota. A proposta do roteiro desta famtour foi de colocar os convidados estrangeiros em uma imersão de história e cultura no litoral nordestino.

O Brasil tem uma diversidade de destinos turísticos que só se encontra aqui, e o nosso desafio é fortalecer e ampliar a presença de visitantes estrangeiros em diferentes regiões. A Rota das Emoções é um grande produto que agrada o turista estrangeiro, preza pela sustentabilidade e gera desenvolvimento socioeconômico para a população local

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

"Estamos falando de um dos roteiros mais representativos do turismo brasileiro. Uma rota que reúne três dos principais ícones do turismo nacional. A presença de operadoras de turismo do exterior, convidados pela parceria que temos com a Embratur, é um passo decisivo para, não só jogar luz sobre essas verdadeiras joias do país, mas também evidenciar os pequenos negócios e o turismo de base comunitária, que geram emprego, renda e reduzem a pobreza", destaca o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Operadores de viagem estrangeiros percorrem a Rota das Emoções: roteiro no litoral nordestino inclui destinos no Ceará, Maranhão e Piauí; ideia é proporcionar experiências nativas a viajantes vindos da Europa
Roteiro no litoral nordestino inclui destinos no Ceará, Maranhão e Piauí; ideia é proporcionar experiências nativas a viajantes vindos da Europa
Seiji Seiji/Unsplash

Em uma pesquisa da GlobalData, de 2022, foi constatado que um dos segmentos mais procurados pelo público alemão é o sol e praia, seguido de visitas ao campo. Além disso, o turismo de bem-estar e saúde é mais buscado pelos alemães do que a média mundial.

A mesma pesquisa aponta que o Reino Unido também tem a mesma preferência, em especial sol e praia, pois a oferta doméstica é insuficiente. Os britânicos ainda se atraem pelo turismo rural. Há ainda interesse em ecoturismo e destinos com menos emissões de gases do efeito estufa.

Por isso, a coordenadora de parcerias e desenvolvimento de mercados, Carina Câmara, explica que a Rota das Emoções se enquadra no perfil desses viajantes. Ela explica que, entre os passeios programados, os estrangeiros irão conhecer praias, rotas históricas, comidas típicas, passeios nas dunas e ainda assistirão a uma apresentação de capoeira.

"Toda a Rota das Emoções é dentro de sol e praia, que é o que mais atrai o mundo para o Brasil. Tem ecoturismo muito forte, esportes muito fortes e turismo de base comunitária, tudo junto. Nesse roteiro, a gente tem muita coisa ao mesmo tempo e a cultura e a gastronomia são segmentos muito fortes também. Vamos ter apresentação de capoeira, festa junina, visita à artesanatos locais, muitas atividades eu espero que seja um sucesso", diz.

Carina Câmara ainda aponta que a Rota inclui o segmento do turismo de luxo, que trabalha com experiências e vivências da forma mais 'rústica e chiques'. "Os turistas ingleses e alemães preferem lugares mais privativos e que dê noção de exclusividade. O local pode ser simples, mas precisa ser exclusivo. Pode ter qualidade de hospedagem, mas é importante ter acesso a coisas autênticas, como acontece por todo o trajeto da Rota das Emoções", explica.

Embratur

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo