Sorriso e autoestima: relação mais íntima do que se imagina
Falta de dentes, coloração ou posicionamento da dentição são aspectos que podem ser tratados, devolvendo autoconfiança.
Já deu um sorriso hoje? Sorrir traz uma série de benefícios para a saúde. Quando sorrimos, liberamos endorfinas, que atuam como analgésicos naturais, reduzindo o estresse e promovendo uma sensação de felicidade. Além disso, o sorriso estimula o sistema imunológico, fortalecendo a resposta do organismo contra doenças. Para muitas pessoas, porém, problemas dentais fazem com que esse gesto tão simples e tão benéfico à saúde seja, na verdade, fonte de incômodos e insegurança.
O dentista da Hapvida Interodonto, Matheus Sebe, explica que o sorriso está intimamente ligado à autoestima.
Se as pessoas não sentem confiança na forma em que o sorriso delas se apresenta, isso as leva a se retraírem um pouco mais e a não se sentirem confiantes nas relações com aqueles ao seu redor e consigo mesmas
Matheus Sebe, dentista Hapvida Interodonto
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ibope, 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente, incluindo 45% dos cidadãos com mais de 60 anos. Matheus Sebe explica que a falta de dentes, coloração ou posicionamento da dentição são aspectos que podem ser tratados de modo a devolver a autoconfiança e fazer com que o indivíduo resgate os benefícios do ato de sorrir.

Tratamento

O profissional reforça a importância de procurar o profissional adequado para obter o devido tratamento. "Se você já percebeu que tem algo no seu sorriso que te incomoda e queira fazer essa mudança, procure um profissional dentista para elencar os problemas e tratamentos devidos", orienta o dentista.
Segundo ele, além dos benefícios para a saúde e autoestima, o sorriso tem benefícios para a vida pessoal e profissional. "Quando você se sente bem com o seu sorriso, você se sente melhor consigo mesmo, e essa confiança te leva a abrir portas", conclui.
Hapvida/Cores
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.