Siga os canais do Blog do Maurício Araya

Amazônia Encena Na Rua: programação itinerante leva arte para interior do Maranhão

Oficinas e apresentações do espetáculo ‘Os Cenouras’ fazem parte da programação totalmente gratuita em Vitória do Mearim, Santa Inês e Açailândia.

Após uma surpreendente abertura em São Luís, o Festival Amazônia Encena na Rua está pronto para levar sua jornada cultural itinerante para mais cidades, espalhando arte, diversão e reflexão por toda a região.

O festival, que atraiu um público impressionante de mais de 5 mil pessoas na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico da capital maranhense, segue seu percurso com uma programação abrangente, que inclui oficinas e apresentações teatrais, por três cidades do interior do Maranhão.

Amazônia Encena Na Rua: programação itinerante leva arte e cultura para interior do Maranhão: oficinas e apresentações do espetáculo ‘Os Cenouras’ fazem parte da programação totalmente gratuita em Vitória do Mearim, Santa Inês e Açailândia
Oficinas e apresentações do espetáculo Os Cenouras fazem parte da programação totalmente gratuita em Vitória do Mearim, Santa Inês e Açailândia
Filmar44 (cortesia)

A programação itinerante irá passar por Vitória do Mearim, Santa Inês e Açailândia oferecendo oficinas de Elaboração de Projetos Culturais, seguidas por divertidas apresentações do espetáculo Os Cenouras, do Rio de Janeiro.

Essa extensão do festival visa levar a experiência teatral para além da capital, proporcionando às comunidades do interior a oportunidade de se envolver com a cultura e as artes de uma forma única.

A programação é totalmente gratuita. O festival é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, idealização do O Imaginário, com patrocínio master da Energisa e Instituto Cultural Vale e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Programação itinerante do Festival Amazônia Encena na Rua

Vitória do Mearim

15 de agosto, às 15h

  • Oficina de Elaboração de Projetos;
  • Local: Escola Municipal Raimundo Bógea;
  • Inscrição

16 de agosto, às 19h

  • Apresentação do espetáculo Os Cenouras (RJ);
  • Local: Quadra de Coque.

Santa Inês

17 de agosto, às 9h

  • Oficina de Elaboração de Projetos;
  • Local: Auditório do Sebrae; rua do Comércio, nº 900, Centro;
  • Inscrição

18 de agosto, às 19h

  • Apresentação do espetáculo Os Cenouras (RJ);
  • Local: Praça da comunidade Juçaral do Capistrano.

Açailândia

19 de agosto, às 14h

  • Oficina de Elaboração de projetos;
  • Local: Viena Educar;
  • Inscrição

20 de agosto, às 19h

  • Apresentação do espetáculo Os Cenouras (RJ);
  • Local: Pequiá, Praça Maçaranduba.

A programação itinerante do Festival Amazônia Encena na Rua visa conectar pessoas de diferentes cidades por meio das artes, proporcionando oportunidades educacionais e culturais únicas.

As oficinas de Elaboração de Projetos Culturais buscam capacitar os participantes a criar e desenvolver suas próprias iniciativas culturais, contribuindo para a diversidade cultural da região.

Sucesso em São Luís

A programação em São Luís se destacou por atrair milhares de pessoas, transformando a escadaria da Praça Nauro Machado em um Teatro Grego. Durante seis dias, entre 8 e 13 de agosto, se transformou em um epicentro de alegria e inspiração, com mais de 5 mil pessoas assistindo grandes obras do teatro de rua amazônico e brasileiro.

Um dos destaques foi o espetáculo O Auto da Compadecida, apresentado pelo Grupo Maria Cutia, de Minas Gerais, que atraiu um público de 1,2 mil pessoas no último dia 12 de agosto. A reimaginação dessa obra-prima da cultura brasileira com sotaque mineiro encantou e cativou os espectadores, marcando uma noite inesquecível de teatro.

Festival Amazônia Encena na Rua

O Festival Amazônia Encena na Rua é um evento cultural anual que busca levar as artes cênicas e circenses para espaços públicos e ruas da Amazônia Legal, democratizando o acesso à cultura e proporcionando experiências únicas para as comunidades.

Com uma programação diversificada, o festival promove a circulação da arte amazônica pelos estados que a compõe, enriquecendo as cidades e unindo pessoas por meio da arte.

Os Cenouras

Em Os Cenouras, Afonso Xodó e Prego trazem ao público uma divertida aula sobre os cuidados que devemos ter quando o assunto é o lixo e a importância da reciclagem e reutilização de materiais. Porém, a aula é repleta de confusões e interrupções, resultando em uma guerra de lixo entre esses dois parceiros atrapalhados.

Por meio de conflitos e reviravoltas, eles percebem que a cooperação é a chave para um final feliz, contando com a participação ativa da plateia para essa grande lição.

Assessoria

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo