Siga os canais do Blog do Maurício Araya

Betto Pereira lança ‘Baile do Reggaeton’ nas plataformas

Artista lança EP com músicas dançantes do Nordeste para o mundo.

Muito antes de explodir o Despacito dos porto-riquenhos Luis Fonsi e Daddy Yankee como sucesso mundial, pelas bandas de cá, o reggaeton, mesmo sem ter ainda um conceito definido como gênero musical, o estilo já dominava os bailes e as rádios locais do Maranhão.

Ritmos originais que compõem a base do reggaeton, entre a salsa, mambo, merengue, bolero, cumbia e reggae faziam parte dos gostos musicais do maranhense, desde os Anos 70. A mistura de ritmos que hoje se mostra como o som do momento faz tempo que está presente nas entranhas da música popular produzida no Maranhão. Fato este muito marcante na obra do cantor e compositor Betto Pereira.

Betto Pereira lança Baile do Reggaeton: artista lança EP com músicas dançantes do Nordeste para o mundo
Betto Pereira lança Baile do Reggaeton: artista lança EP com músicas dançantes do Nordeste para o mundo
Divulgação

No início de sua trajetória profissional, enquanto guitarrista, aos 15 anos de idade, Betto Pereira bebia na fonte dessa salada musical, e fontes genuínas diante da sonoridade do tambor de crioula, batucada, bloco tradicional, xaxado e bumba meu boi. Essa foi a descoberta do ponto de partida para as suas composições; características notórias de sua obra, essa música cosmopolita que existe no universo cultural do Maranhão.

Nessa pegada, Betto Pereira traz à tona o seu mais novo trabalho, o EP Baile do Reggaeton, com quatro faixas, com uma releitura mais eletrônica de músicas baseadas nessas raízes da música latina, caribenha e europeia.

O Baile do Reggaeton tem Xaxarimbó (Betto Pereira e Gilberto Mineiro), Siri do Mará (Betto Pereira e Gilberto Mineiro), Ducaramba (Betto Pereira) e Maldito Amor (Betto Pereira e Félix Alberto); e homenageia Jackson do Pandeiro, Gonzagão, Zeca Baleiro e Chico César. Os arranjos e direção musical são de Jesiel Bives. Nesse baile, com ele, tem Jesiel Bives (teclados e sample), Dark Brandão (percussão), Eliel Carvalho (guitarras, violões e ukulele), Assis Godah (baixo), Daniel Cavalcante (trompete), Edinho Bastos (guitarra), Fofo Black (bateria), Davi Oliveira (baixo), Moisés Mota (bateria) e Franciane Serra (vocais).

Betto Pereira, ao longo de 45 anos de carreira, reúne na discografia, quatro LPs, 16 CDs e dois EPs, somado ao Baile do Reggaeton, que terá lançamento nas plataformas digitais nesta quinta-feira, dia 31 de agosto.

Esse é um disco universal, é um disco do Nordeste para o mundo. Traz essa sonzeira que o Maranhão tem na veia

De fato, Baile do Reggaeton vem cheio de graça, bem dançante, e imbuído de energia dessa fortuita maré que o Maranhão vem atravessando.

"Depois de uma temporada maravilhosa com a turnê DuCaramba que passei no São João do Maranhão; seguida de Dias de Gonçalves e Poesia, nas artes plásticas, com a exposição interativa que tivemos a oportunidade de realizar dentro da programação de comemoração aos 200 anos de Gonçalves Dias; tenho agora o lançamento desse novo EP que está beleza pura”, completa.

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo