Siga os canais do Blog do Maurício Araya

Cinema itinerante percorre cidades do Maranhão

Sucesso de público em 2022, projeto ‘Cine Equinox’ está de volta com filmes que vão trazer muita diversão para todas as idades.

Após o sucesso de 2022, a Equinox Gold, em parceria com a Cepar Comunicação, repete o projeto que levou milhares de pessoas ao cinema, oferecendo mais cultura e entretenimento aos moradores de três municípios do Maranhão.

Com exibições gratuitas de filmes e infraestrutura completa montada em uma carreta que se transforma em sala de cinema, a segunda edição do Cine Equinox - projeto aprovado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - promete muita diversão para todos os públicos e com direito a pipoca e refrigerante para os espectadores.

Os municípios maranhenses que recebem o projeto entre os dias 21 de agosto e 5 de setembro são: Cândido Mendes, Godofredo Viana e Luís Domingues. No início do mês o projeto passou por três municípios da Bahia (Barrocas, Teofilândia e Santaluz) com grande sucesso.

Serão exibidas um total de cinco sessões diárias de cinema. Durante o dia, alunos das escolas públicas participarão do projeto em sessões agendadas, de acordo com a demanda escolar e, às 18h, a população contará com uma sessão exclusiva aberta ao público. Como as vagas são limitadas, os interessados devem comparecer ao local no dia do evento para retirar os ingressos.

Cinema itinerante percorre cidades do Maranhão: sucesso de público em 2022, projeto ‘Cine Equinox’ está de volta com filmes que vão trazer muita diversão para todas as idades
Sucesso de público em 2022, projeto Cine Equinox está de volta com filmes que vão trazer muita diversão para todas as idades
Equinox Gold (cortesia)

De acordo com o gerente de saúde, segurança, meio ambiente e responsabilidade social da Mineração Aurizona S/A (Masa), Claudemir da Fonseca Gomes, a iniciativa faz parte do conjunto de ações da empresa para incentivar o acesso das comunidades a cultura. "Nós acreditamos que projetos como esse são importantes para que crianças, jovens, pessoas idosas e com dificuldade de locomoção possam ter conteúdo de entretenimento em lugares remotos e, também, pensando na acessibilidade mais perto de suas residências. Muitos deles estão tendo acesso pela primeira vez a esse tipo de mídia, então é muito gratificante poder proporcionar a emoção da magia do cinema a essas comunidades", destaca.

Cinema itinerante

O cinema itinerante está estruturado em um caminhão, cujas laterais se abrem, transformando-o em uma verdadeira sala de cinema, com telão, climatização e poltronas para acomodar até 91 pessoas por sessão, além de pipoqueira, dispenser para refrigerante e banheiros.

Os filmes que serão exibidos foram especialmente escolhidos para levar diversão e entretenimento para a garotada da região. DC Liga dos Superpets e A Origem dos Guardiões estão entre as opções nas sessões agendadas para os alunos. Já nas sessões abertas serão exibidos sucessos recentes da Sétima Arte, como A Teoria de Tudo, no primeiro dia, e Sing: Quem Canta Seus Males Espanta, no segundo dia do projeto. Além disso, buscando a inclusão de todos os públicos, será disponibilizado filmes com acessibilidade, adaptados com legendagem descritiva e em Libras.

Em 2022, o projeto levou filmes gratuitos a nove municípios da Bahia e do Maranhão. Foram 90 sessões de cinema, com um público total de 7,41 mil pessoas. Participaram do projeto 105 escolas públicas e duas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Programação do Cine Equinox no Maranhão

Cândido Mendes

Local: Praça Padre Mario Dalberto
Endereço: Rua Luiz Domingues

  • 21 de agosto, 18h: A Teoria de Tudo;
  • 22 de agosto, 18h: Sing: Quem Canta Seus Males Espanta.

Godofredo Viana

Sede
Local: Espaço ao lado do Ginásio
Endereço: Rua João Miranda

  • 24 de agosto, 18h: A Teoria de Tudo;
  • 25 de agosto, 18h: Sing: Quem Canta Seus Males Espanta;
  • 4 de setembro, 18h: A Teoria de Tudo;
  • 5 de setembro, 18h: Sing: Quem Canta Seus Males Espanta.

Povoado Aurizona
Local: Praça em frente à Pré-escola Marlande
Endereço: Rua Principal

  • 28 de agosto, 18h: A Teoria de Tudo;
  • 29 de agosto, 18h: Sing: Quem Canta Seus Males Espanta.

Luís Domingues

Local: Praça da Família
Endereço: Entre a Travessa Sinfrônio Pereira e Travessa Heráclito Rodrigues

  • 31 de agosto, 18h: A Teoria de Tudo;
  • 1º de setembro, 18h: Sing: Quem Canta Seus Males Espanta.

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo