Gratuito, Festival Amazônia Encena na Rua chega ao Maranhão neste mês

Programação do festival começa com esquenta em escolas públicas de São Luís, com sessões especiais entre 2 e 7 de agosto.

O Festival Amazônia Encena na Rua chega a sua 14ª edição e em um feito inédito: será realizado em dois Estados, Rondônia e Maranhão. De acordo com a produção do evento, 145 espetáculos de teatro, circo e dança foram inscritos - dentre os inscritos, uma curadoria especializada selecionou 13 espetáculos para a programação.

O coordenador do festival, Chicão Santos, comemora: "O Amazônia Encena na Rua é a grande festa das artes cênicas de rua, é o lugar onde o teatro, a dança e o circo se encontram para encantar toda a gente que vai até o festival. Nós estamos muito felizes com a quantidade de obras inscritas, é bom ver que os artistas estão voltando a produzir depois da pandemia".

O Festival Amazônia Encena na Rua nasceu para preencher uma lacuna no cenário cultural da Amazônia Legal, que ainda não possui outro evento com essa dimensão voltado para a difusão das artes cênicas de rua produzidas no eixo.

Gratuito, Festival Amazônia Encena na Rua chega ao Maranhão em agosto: programação do festival começa com esquenta em escolas públicas de São Luís, com sessões especiais entre 2 e 7 de agosto
Programação do festival começa com esquenta em escolas públicas de São Luís, com sessões especiais entre 2 e 7 de agosto
Divulgação

Além de ser uma celebração artística, o festival também se configura como uma importante ferramenta de política pública para a fruição, fomento, difusão e circulação da produção artística amazônica, além de contribuir para a formação de plateia e artistas locais.

A sua programação abrangente, descentralizada, gratuita e inclusiva visa estimular o interesse da comunidade pelas atividades artísticas e promover a troca e o intercâmbio entre diferentes linguagens, estéticas e grupos da Amazônia e do Brasil.

O Festival Amazônia Encena na Rua se potencializa pela formação de novas plateias, valorização e oportunização de visibilidade aos artistas, grupos, conteúdos e espetáculos produzidos na Amazônia, além de gerar conexões e fortalecimento da Rede de Teatro da Floresta, Rede Brasileira de Teatro de Rua, entre outras redes.

A programação do festival se inicia com um esquenta em escolas públicas de São Luís que ocorre entre os dias 2 e 7 de agosto. Já a programação oficial ocorre entre os dias 8 e 13 de agosto na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico de São Luís, e contará com 9 apresentações de grupos do Maranhão, Pará, Amapá, Tocantins, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Todas as ações do evento são gratuitas e realizadas em locais públicos, garantindo que haja democratização do acesso à arte pela comunidade. O festival oferecerá também atividades formativas - as inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela internet.

Atividades formativas

Oficina 1: Treinamento do Ator de Rua

  • 10 de agosto, 15h, Praça Nauro Machado (Reviver);
  • Inscrição.

Oficina 2: A Dramaturgia da Rua

  • 11 de agosto, 15h, Praça Nauro Machado (Reviver);
  • Inscrição.

O festival é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, idealização do O Imaginário, possui patrocínio master da Energisa e Instituto Cultural Vale e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Assessoria

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Deixe seu comentário