Siga os canais do Blog do Maurício Araya

Grupo Xama Teatro é destaque no Amazônia Encena na Rua, em São Luís

Com espetáculo ‘A Carroça é Nossa’, joia das artes cênicas do Maranhão faz encerramento do festival neste domingo (13), a partir das 18h.

O Festival Amazônia Encena na Rua fez uma brilhante estreia no Maranhão e segue com sua programação até este domingo (13), na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico de São Luís. Entre suas atrações imperdíveis, destaca-se o espetáculo maranhense A Carroça é Nossa, do nacionalmente conhecido Grupo Xama Teatro.

O Grupo Xama Teatro, um verdadeiro tesouro das artes cênicas do Maranhão e representante do grupo da Amazônia que mais circulou pelo Brasil, faz o encerramento do festival, a partir das 18h.

Grupo Xama Teatro é destaque no Amazônia Encena na Rua, em São Luís: com espetáculo A Carroça é Nossa, joia das artes cênicas do Maranhão faz encerramento do festival neste domingo (13), a partir das 18h
Com espetáculo A Carroça é Nossa, joia das artes cênicas do Maranhão faz encerramento do Festival Amazônia Encena na Rua neste domingo (13), a partir das 18h
Wallace Trancoso (cortesia)

Desde 2007, A Carroça é Nossa encanta o público maranhense, transportando a todos para uma terra não tão distante, onde uma carroça percorre os palcos maranhenses, conduzindo quatro destemidos personagens em busca de seus sonhos e de um burro que possa puxar o veículo.

A história começa com um sonho de Pedoca, que se vê em uma carroça puxada por um burro, cantando, tocando sanfona e sendo feliz. Despertado, ele encontra a carroça, mas falta-lhe o animal que possa puxá-la. Em sua jornada à procura do burro, Pedoca encontra Toinha, que sonha com um amor verdadeiro; Joaninha, que anseia por escapar de seus problemas pessoais; e Cecé, cujo sonho é encontrar uma família. À medida que avançam na busca, percebem que seus destinos estão interligados e que precisam desvendar um enigma que envolve a carroça.

Um dos momentos mais marcantes do espetáculo ocorre quando a roda da carroça, no roteiro, fica furada e precisa ser consertada. Nesse momento, surge uma das principais referências do teatro de rua e do modo antigo de contar histórias: a formação de um círculo pelos espectadores, que são convidados a se unirem aos atores em uma grande "roda", colaborando para que o veículo siga seu caminho sem problemas.

A 14ª edição do Amazônia Encena na Rua, com o espetáculo A Carroça é Nossa do Grupo Xama Teatro, é uma oportunidade única para vivenciar a magia das artes cênicas do Maranhão, e se encantar com a história emocionante da carroça que transporta sonhos e esperanças.

O Festival Amazônia Encena na Rua promove o acesso a essa grande festa da cultura amazônica. O evento é gratuito e conta com recursos da Lei Rouanet. Idealizado pelo O Imaginário, tem patrocínio master da Energisa e Instituto Cultural Vale e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Assessoria

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo