Inmet alerta sobre onda de calor no Maranhão
Região deve registrar temperaturas 5°C acima da média, em um período de dois até três dias; onda de calor pode levar riscos à saúde da população.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-AS), alerta sobre o risco de grande parte do Brasil enfrentar uma onda de calor.
Dois alertas de perigo potencial (amarelo) foram emitidos: um é válido até quinta-feira, 24 de agosto, e inclui parte dos Estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia e Maranhão (leste); e outro até a sexta-feira, 25 de agosto, incluindo os Estados de Rondônia, Mato Grosso, Goiás e Tocantins, e parte dos Estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Amazonas, Pará e Maranhão (centro-sul).

A onda de calor se caracteriza por temperaturas 5°C acima da média, em um período de dois até três dias.
Outro alerta, desta vez de perigo (laranja), é válido para o período de 25 a 28 de agosto, e inclui parte da Bahia, Pernambuco, Ceará, Piauí e Maranhão (leste).
Por se tratar de uma condição que leva riscos à saúde da população, o Inmet orienta que, quem tiver dúvidas ou estiver enfrentando problemas com a onda de calor, entre em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199.
Cidades maranhenses com temperatura acima dos 40°C
Nessa segunda-feira (21), algumas cidades do Maranhão registraram as maiores temperatura do Brasil, segundo o Inmet. Em Balsas, os termômetros chegaram aos 41,3°C; em Carolina, alcançaram 41,1°C; e em Alto Parnaíba, 39,3°C.
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.