Siga os canais do Blog do Maurício Araya

‘O Auto da Compadecida’ é destaque do Amazônia Encena Na Rua

Apresentação do espetáculo será realizada neste sábado (12), às 18h, na Praça Nauro Machado, em São Luís.

No ano em que o filme O Auto da Compadecida, adaptação da obra de Ariano Suassuna, completa 20 anos, o Festival Amazônia Encena na Rua presenteia o público de São Luís com uma apresentação gratuita de releitura consagrada.

O Grupo Maria Cutia de Teatro, de Belo Horizonte, com concepção e direção geral do renomado diretor Gabriel Villela, chega com sua versão mineira de O Auto da Compadecida, que promete encantar os presentes.

Espetáculo O Auto da Compadecida é destaque do Festival Amazônia Encena Na Rua, em São Luís: apresentação será realizada neste sábado (12), às 18h, na Praça Nauro Machado
Apresentação do espetáculo O Auto da Compadecida será realizada neste sábado (12), às 18h, na Praça Nauro Machado, em São Luís
Paulo Ti (cortesia)

Estreada em 2019, a adaptação do grupo belo-horizontino traz visão criativa e autêntica do clássico. Em cena, inspirações no Movimento Tropicalista e no barroco mineiro, que aparecem no visual e composição dos figurinos, cenário e objetos cênicos.

A personagem da Compadecida, interpretada por Mariana Arruda, também ganha acento tropicalista, com menção à cantora Gal Costa, ostentando flores na cabeça e usando um manto azul que remete às águas do Rio São Francisco, símbolo de uma grande mistura cultural.

O elenco é composto por atores versáteis que, além de atuarem, também cantam e tocam instrumentos ao vivo, trazendo uma riqueza musical para a peça. A trilha sonora, assinada por Babaya, Fernando Muzzi e Hugo da Silva, inclui canções icônicas de grandes nomes como Roberto Carlos e Caetano Veloso, proporcionando um ambiente vibrante e cheio de brasilidade.

A montagem de Gabriel Villela destaca-se por sua estética própria, onde os personagens parecem seres encantados, em uma trama que combina o realismo fantástico com elementos da cultura brasileira, como o Carnaval.

A história continua centrada no julgamento divino dos personagens, com destaque para João Grilo, um anti-herói carismático e astuto que engana todos os que cruzam seu caminho.

O Auto da Compadecida em São Luís

O espetáculo O Auto da Compadecida, do Grupo Maria Cutia, é a grande atração do Festival Amazônia Encena na Rua, proporcionando uma viagem visual e sonora inesquecível para o público.

A apresentação será realizada neste sábado (12), às 18h, na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico de São Luís. Oportunidade única de vivenciar uma obra-prima da cultura brasileira, reimaginada por talentosos artistas do teatro nacional.

Cia. Maria Cutia

A Cia. Maria Cutia, criada em 2006 pelos atores Mariana Arruda, Leonardo Rocha e Hugo da Silva, sempre nutriu o desejo de trabalhar com o diretor Gabriel Villela. Em 2018, esse desejo se concretizou quando Villela escolheu nada menos que o clássico Auto da Compadecida de Ariano Suassuna, um dos textos mais amados do teatro brasileiro para trabalharem juntos.

Em agosto de 2023, a montagem da Cia Maria Cutia completa cinco anos e convida o público maranhense a comemorar com o grupo, que já viajou por diversos Estados brasileiros e países do mundo todo, e estreia em 2023 em solos maranhenses.

O evento é gratuito e conta com recursos da Lei Rouanet. Idealizado pelo O Imaginário, é realizado com patrocínio Master da Energisa e Instituto Cultural Vale e apoio do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Assessoria

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo