Siga os canais do Blog do Maurício Araya

Siga as condições das praias de São Luís em agosto

Mês começa maior parte dos trechos de praias da Região Metropolitana própria para banho; veja a balneabilidade em mapa, e evolução em infográfico.

Desde o início do mês de julho, o número de trechos de praias da Região Metropolitana de São Luís em condições próprias para banho é maior do que os que têm condições impróprias.

Pelo levantamento mais recente, feito no dia 24 de julho, 13 pontos estão liberados para recreação, contra 9 pontos em que as atividades não são recomendadas.

Ao todo, 22 trechos são monitorados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), seguindo padrões de balneabilidade determinados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

O período marca a transição da estação chuvosa para a estação seca no Maranhão, o que tem como consequência a melhora da balneabilidade.

Segundo a Sema, "a ocorrência de chuvas influencia negativamente na qualidade das águas das praias, considerando que ocorre maior carreamento de matéria orgânica oriunda da lavagem das vias públicas para os rios e, consequentemente, para os mares".

O órgão recomenda evitar o banho nas águas do mar até 24h após a ocorrência de chuvas.

Acompanhe as condições de banho das praias em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa no mês de agosto.

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo