Telescópio espacial James Webb captura redemoinho cósmico

M51 - também conhecida como NGC 5194 ou Galáxia do Redemoinho - fica a cerca de 27 milhões de anos-luz de distância da Terra.

Os graciosos braços sinuosos da grandiosa galáxia espiral M51 estendem-se por esta imagem obtida pelo telescópio espacial James Webb. M51 - também conhecida como NGC 5194 ou Galáxia do Redemoinho - fica a cerca de 27 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Canes Venatici.

Na imagem, as regiões vermelho-escuras traçam a poeira filamentar quente que permeia o meio da galáxia. As regiões vermelhas mostram a luz reprocessada a partir de moléculas complexas formadas em grãos de poeira, enquanto as cores laranja e amarelo revelam as regiões de gás ionizado pelos aglomerados estelares recentemente formados. A interação estelar tem um efeito dramático no meio da galáxia e cria uma rede complexa de nós brilhantes.

Telescópio Webb captura redemoinho cósmico: M51 - também conhecida como NGC 5194 ou Galáxia do Redemoinho - fica a cerca de 27 milhões de anos-luz de distância da Terra
Telescópio Webb captura redemoinho cósmico: M51 - também conhecida como NGC 5194 ou Galáxia do Redemoinho - fica a cerca de 27 milhões de anos-luz de distância da Terra - veja em alta definição
ESA/Webb, Nasa & CSA, A. Adamo (Universidade de Estocolmo) e equipe Feast JWST

O telescópio Webb abre uma nova janela para a observação dos estágios iniciais da formação estelar. Pela primeira vez, os cientistas estão vendo aglomerados de estrelas emergindo de nuvens em galáxias além do nosso grupo local.

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Deixe seu comentário