Artistas maranhenses são destaque na ArtRio
Um dos maiores eventos de artes da América do Sul recebe exposição de caretas de cazumba do Mestre Honório e realiza bate-papo com Silvana Mendes.
Até o próximo domingo, 17 de setembro, a Marina da Glória, no Rio de Janeiro, será ocupada pela ArtRio, evento que reúne a produção de artistas nacionais e internacionais e cerca de 75 galerias e instituições de arte. O evento - um dos maiores do campo das artes na América do Sul - tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, que apresenta o Prêmio Foco, reconhecendo e valorizando artistas visuais com até 15 anos de carreira, e a série de debates Conversas ArtRio, com temas contemporâneos sobre artes, curadoria, colecionismo e mais.
Além do patrocínio, o Instituto Cultural Vale apresenta Honório, exposição produzida pelo Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), que apresenta o trabalho do mestre careteiro de Viana (MA). Serão expostas três caretas de cazumba, uma delas produzida exclusivamente para o evento. Mestre Honório é conhecido e reconhecido no Maranhão por ser o precursor da produção de caretas altas de cazumba, com cerca de dois metros de altura e que chamam atenção pela diversidade de cores e materiais utilizados na confecção. O artista maranhense confecciona caretas de cazumba há 48 anos.
Ele se une à artista visual Silvana Mendes na roda de conversa Origens da Cultura - A produção maranhense, mediada pelo diretor do CCVM, Gabriel Gutierrez. O bate-papo levará ao público da ArtRio um encontro entre a tradição da cultura popular maranhense, com a produção de Mestre Honório, e a cena contemporânea de artistas que tensionam estruturas convencionais da sociedade, com o portfólio de Silvana, que trabalha questões raciais, territoriais e políticas de afirmação.
É do popular que se origina o que é sabido, conhecido e consumido enquanto cultura, e levar o trabalho de Honório e Silvana Mendes a um evento do porte da ArtRio é dar o merecido e necessário destaque à cultura popular maranhense no cenário nacional. Proporcionar essa visibilidade aos artistas maranhenses é um dos objetivos que impulsiona nosso trabalho à frente do CCVM
Gabriel Gutierrez, diretor do CCVM
Desde sua primeira edição, em 2011, a proposta da ArtRio sempre foi ser uma grande plataforma, com um calendário anual, levando conhecimento e contato com a arte a diferentes públicos, tanto incentivando a visitação de museus, galerias e instituições, como também realizando ações em espaços diversos. Além da excelência no conteúdo de arte e na discussão de temas atuais e relevantes do setor, esse ano, a ArtRio reforça seu compromisso com a conscientização e as atividades focadas em sustentabilidade, desde a montagem do evento e com uma série de ações voltadas para a redução de impacto.
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.