Siga os canais do Blog do Maurício Araya

‘Cine Resenha’ estreia na TV Brasil, com premiado ‘Aquarius’

Nova atração da emissora pública vai exibir filmes nacionais sempre às segundas-feiras, 21h; programa de estreia tem bate-papo com Kléber Mendonça.

O cinema brasileiro ganha mais espaço na televisão aberta a partir da próxima semana: na segunda-feira (18), 21h, a TV Brasil estreia o Cine Resenha, programa apresentado por Priscila Rangel, que vai exibir produções cinematográficas premiadas e trazer diretores, produtores e críticos para um bate-papo sobre um filme, que será exibido na sequência. A estreia é com o aclamado Aquarius, do diretor Kléber Mendonça, que participa do programa junto com a produtora Emilie Lesclaux.

Decidimos reunir esses talentos contemporâneos - pessoas com filmes premiados, sejam recentes ou mais antigos - e promover um bate-papo em rede nacional. Alcançar mais pessoas, formar uma plateia maior e cumprir com os objetivos da comunicação pública é algo prioritário para nós. É muito importante que o setor cinematográfico entenda a TV Brasil como a tela do cinema brasileiro

Antonia Pellegrino, diretora de conteúdo e programação da EBC

Segundo a gerente-executiva de conteúdo da EBC, Maria Augusta Ramos, a partir da nova programação a emissora busca trazer produções nacionais que são premiadas e elogiadas internacionalmente, mas ainda são desconhecidas por muitos brasileiros. "Acreditamos que a televisão pública tem a missão de atuar nessa ponte, levando para a população brasileira, de forma gratuita, o que de melhor nós produzimos. A tela da TV Brasil deve ser um espaço para nos reconhecermos e nos conectarmos enquanto povo", defende.

Cine Resenha estreia na TV Brasil, com premiado Aquarius e bate-papo com Kléber Mendonça: nova atração da emissora pública vai exibir filmes nacionais sempre às segundas-feiras, 21h
Cine Resenha estreia na TV Brasil, com premiado Aquarius e bate-papo com Kléber Mendonça: nova atração da emissora pública vai exibir filmes nacionais sempre às segundas-feiras, 21h
TV Brasil (cortesia)

Aquarius

Estrelado por Sônia Braga, o filme conta a história de uma jornalista aposentada que defende seu apartamento, onde viveu a vida toda, do assédio de uma construtora em um bairro nobre do Recife (PE). O plano é demolir o edifício Aquarius e dar lugar a um grande empreendimento. A produção participou de vários festivais internacionais e conquistou alguns prêmios como o Festival de Sydney, o Festival de Lima e o Festival de Havana, além de ter sido indicado à palma de ouro, em Cannes.

Além de Aquarius, o Cine Resenha vai trazer ainda para as telas da emissora pública filmes como A Febre, de Maya da-Rin; Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes; e Los Silencios, de Beatriz Seigner. A estreia do Cine Resenha marca uma renovação da grade de programação da TV Brasil, que começa a estrear novas atrações a partir deste mês de setembro.

A tela do cinema brasileiro

A emissora vem ampliando o espaço para a produção audiovisual na sua grade. Dos 171 filmes que serão exibidos em 2023, 76 são novas aquisições de obras brasileiras que, somadas às já em exibição, representam 78% de conteúdo nacional na TV Brasil. De 2016 a 2019, dos 114 filmes adquiridos, apenas 25 eram brasileiros. Entre 2019 e 2022, foram 95 aquisições, sendo 38 nacionais e 57 estrangeiros.

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo