Siga os canais do Blog do Maurício Araya

‘Diálogos Baixadeiros’ são tema de roda de conversa em São Luís

Nova edição ocorre nesta quinta-feira (14), das 14h às 17h30, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com entrada gratuita.

Diversos olhares, percepções, vivências e memórias marcam o evento Diálogos Baixadeiros - Falas sobre a Baixada, Projeto de Extensão do Departamento de História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que ganha nova edição em São Luís, a partir desta quinta-feira (14), das 14h às 17h30, com entrada gratuita.

Diálogos Baixadeiros são tema de roda de conversa em São Luís: nova edição ocorre nesta quinta-feira (14), das 14h às 17h30, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com entrada gratuita
Nova edição dos Diálogos Baixadeiros - Falas sobre a Baixada ocorre nesta quinta-feira (14), das 14h às 17h30, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com entrada gratuita
Divulgação

Com o eixo central Falas sobre a Baixada, em cada um dos seis encontros, a segunda edição terá sempre quatro temas centrais, com convidados especiais, autoras e autores oriundos da Baixada.

No primeiro encontro, os temas são: A Baixada do Maranhão em serões e outras falas, com Gracilente Pinto (de São Vicente Ferrer); Vislumbres de Viana sob o olhar de Assis Galvão, com Adalzira Galvão e Michela Galvão (de Viana); Anajatuba e nossas esperanças, com Mauro Rêgo (de Anajatuba); e Linguajar típico da Baixada, com Flávio Braga (de Peri-Mirim).

Sob organização do professor Manoel de Jesus Barros Martins, do Departamento de História da UFMA, o evento conta com o apoio do Departamento de História, do Curso de História, do Centro de Ciências Humanas e do Centro Pedagógico Paulo Freire - local onde será realizado o evento, na sala 101, Asa Norte.

Para Manoel Martins, o evento é um importante espaço para que professores, alunos e o público em geral possa debater e conhecer mais sobre essa importante região do Maranhão.

A Baixada conta com um quantitativo expressivo de autoras e autores cujas obras remetem ao entendimento de facetas muito caras à formação social maranhense, porém essa produção e seus autores nem sempre são reconhecidos

Diálogos Baixadeiros - Falas sobre a Baixada será realizado em formato presencial, na UFMA. As Rodas de Conversa são gravadas e disponibilizadas a seguir no canal oficial do evento no YouTube.

Diálogos Baixadeiros

A partir de maio deste ano, foram realizadas as primeiras rodas de conversa, no âmbito da disciplina Baixada do Maranhão: trajetórias e perspectivas, com o tema Diálogos Baixadeiros. Diferente da atual edição, que será realizado em seis datas, às quintas feiras, de 14 de setembro a 9 de novembro, o evento de estreia foi realizado em cinco datas - nos dias 5, 12, 19 e 26 de maio e 2 de junho.

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo