Siga os canais do Blog do Maurício Araya

Oficina relaciona técnicas de escrita do bumba meu boi a poesias

Aulas ocorrerão em três sábados de setembro; são disponibilizadas 20 vagas, e as inscrições ocorrem presencialmente no CCVM, no primeiro dia de aula.

A oficina Trupiada - Escrevendo com o Bumba Meu Boi do Maranhão é uma iniciativa do Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) que discutirá métodos e técnicas adotadas por grupos de bumba meu boi e os experimentará na escrita de poesia. Durante as sessões, serão estudados movimentos, indumentárias e toadas e sua relação estética com diferentes expedientes literários.

As aulas ocorrerão em três sábados: no primeiro encontro, haverá uma introdução aos aspectos formais e aos princípios éticos do bumba meu boi; na sessão 2, será discutida a noção de tempo na brincadeira; e encerrando, será abordada a presença e a cosmologia dos cordões de bumba meu boi nas cidades.

Oficina relaciona técnicas de escrita do bumba meu boi a poesias: aulas ocorrerão em três sábados de setembro; são disponibilizadas 20 vagas, e as inscrições ocorrem presencialmente no CCVM, no primeiro dia de aula
Oficina relaciona técnicas de escrita do bumba meu boi a poesias: aulas ocorrerão em três sábados de setembro; são disponibilizadas 20 vagas, e as inscrições ocorrem presencialmente no CCVM, no primeiro dia de aula
Sandro Marcio Jr.

O responsável pela oficina é o poeta Nilson, autor de Módulo, plaquete financiada pela Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão, via Lei Aldir Blanc (2022) e atualmente bolsista Fapema pelo Edital de Literatura Graça Aranha.

São disponibilizadas 20 vagas, e as aulas ocorrem nos sábados 2, 16 e 30 de setembro, das 14h às 16h. Os interessados podem se inscrever presencialmente, na recepção do CCVM, por ordem de chegada, no primeiro dia de aula.

O CCVM fica localizado na rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís.

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo