Siga os canais do Blog do Maurício Araya

Pátio Aberto em dose dupla, com duas atrações da cultura popular

Centro Cultural Vale Maranhão recebe, nesta quinta (14) e sexta-feira (15), Bumba Meu Boi Revelação de São Marçal e Companhia de Teatro Azeite Doce.

Nesta semana, o Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) tem Pátio Aberto em dose dupla. Na tradicional noite de quinta-feira (14), às 19h, quem se apresenta é o Bumba Meu Boi Revelação de São Marçal. O grupo vem do bairro do João Paulo, onde todo dia 30 de junho ocorre a Festa de São Marçal, ocupando as ruas com o encontro de bois de matraca do Maranhão.

O grupo foi criado em 2018, mas mesmo com sua trajetória recente, possui entre seus componentes brincantes que carregam uma bagagem de conhecimentos de cultura popular, herdados de seus antepassados e por experiências anteriores em outras brincadeiras na ilha de São Luís.

Pátio Aberto em dose dupla, com duas atrações da cultura popular: Centro Cultural Vale Maranhão recebe, nesta quinta (14) e sexta-feira (15), Bumba Meu Boi Revelação de São Marçal e Companhia de Teatro Azeite Doce
Centro Cultural Vale Maranhão recebe, nesta quinta (14) e sexta-feira (15), Bumba Meu Boi Revelação de São Marçal e Companhia de Teatro Azeite Doce, liderada por Dona Roxa (foto)
Tairo Lisboa (cortesia)

Na sexta-feira (15), também às 19h, é a vez da Companhia de Teatro Azeite Doce, de Centro Grande - Axixá (MA), com o espetáculo Alegria de Viver. O espetáculo musicado trará no repertório comédias e dramas caseiros, com cantigas de vários ritmos representadas por personagens como ciganos, o Preto Velho, caçadores, camponeses, etc.

Quem produz e dirige a companhia é mestra Raimunda Nonata Oliveira, conhecida popularmente como Dona Roxa. Com 72 anos de produção na comunidade de Centro Grande, a mestra atua à frente de várias brincadeiras, como reisado, cacuriá e escola de samba.

Toda a programação é gratuita. O CCVM fica na rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís.

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo