‘Vinho, Vinis & Afins’ reúne amantes de música e gastronomia em São Luís
Iniciativa da jornalista e DJ Vanessa Serra abre temporada na Casa de Juja, nesta quinta-feira (21), às 18h30.
Aos apreciadores da arte de degustar boa música e gastronomia, agora, às quintas-feiras na Casa de Juja (Brisamar Hotel, São Luís) ocorre Vinho, Vinis & Afins. Uma iniciativa criada pela jornalista e DJ Vanessa Serra que abre temporada, no local, nesta quinta-feira (21), às 18h30.

Harmonizado àquela vista única e encantadora da praia da Ponta d'Areia, Vinho, Vinis & Afins, na Casa de Juja, terá sequência musical acolhedora, inspiradora, enriquecida pelas raridades da coleção de discos de vinil, bom gosto e sensibilidade da DJ.
Um ambiente perfeito para um bate-papo especial, conhecer pessoas e celebrar os encontros. Se você gosta de um bom vinho, provavelmente gosta de música. Isso porque, mesmo sendo de áreas diferentes, as duas coisas têm muito em comum. A música é capaz de alterar nossas percepções, assim como a bebida. Quando juntamos as duas então, damos vida a uma mistura no mínimo interessante e que, em alguns casos, esbanja criatividade.
Vinho, Vinis & Afins tem a tônica que deu certo; curiosamente, esse projeto teve início em 2017, no Coquille Restaurante, neste mesmo local em que hoje é a Casa de Juja, no Brisamar Hotel - Ponta d''Areia. Agora, soma-se a culinária excepcional, marcada pelo legado que Ana Lula deixou para o Maranhão, e uma ótima carta de vinhos e drinks, com várias opções para todos os paladares e bolsos. A saber, uma vez por mês na programação haverá edição especial com o sarau Vinil & Poesia e convidados especiais.
Vanessa Serra
Ludovicense, formada na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em comunicação social - jornalismo, com especialização em jornalismo cultural, Vanessa Serra tem no histórico profissional um atestado de sua versatilidade. Atuante como roteirista e produtora de rádio e TV, assessora de imprensa e colunista cultural, revelou-se como DJ em 2016, e de lá pra cá, vem consolidando seu espaço no mercado, onde, majoritariamente, à princípio, era dominado pelo gênero masculino.
Uma apresentação dela nunca é igual a outra; Vanessa cria uma atmosfera sensorial ao mesclar gêneros e movimentos musicais; uma curiosa alquimia com porções mágicas sobre qualquer ritmo envolvente a quem estiver presente. Seu set é um corpo de sonoridades somado de vivências e linguagens; alicerçado em memórias afetivas da infância, em família, onde adquiriu o hábito de colecionar discos. Podemos ouvir de raízes da cultura popular, choro, samba-canção, bossa nova, tropicália ao jazz e blues; ritmos brasileiros e internacionais numa escolha assertiva para cada ocasião.
Ela é criadora do programa Alvorada - Paisagens e Memórias Sonoras, com seleção 100% vinil, apresentado aos domingos, na Rádio Timbira. É produtora fonográfica do LP Vinil & Poesia - Vol. 1, uma coletânea maranhense, disponível também nas plataformas digitais, fruto de um sarau cultural, viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc. Vanessa recebeu o Prêmio Papete 2021, e integra o Uh!ManasTV, um coletivo nacional de mulheres DJs.
Vanessa Serra abriu janelas em importantes festivais no Maranhão. No Festival Zabumbada 2022 e 2023, foi DJ do palco principal, como warm up das atrações, à frente de um público formado por 50 mil pessoas. Realizou a abertura do show da banda Gilsons durante o Natal Equatorial 2022, com a Praça Maria Aragão tomada por uma multidão.
Esteve no line up de algumas edições do Festival Lençóis Jazz & Blues (em Barreirinhas, Atins e São Luís - MA); Festival BR 135, em São Luís, na Semana Internacional de Música 2018 e na Virada Cultural 2019, em São Paulo.
Por meio de edital, integrou programações do Serviço Social do Comércio (Sesc) no Maranhão, por três anos foi DJ residente do Thai Restaurante, atuou também como residente no Manu e Coquille Restaurante (Brisamar Hotel); participou do Réveillon Oficial do Estado do Maranhão, no palco principal montado na Av. Litorânea, em 2009; além de outras diversas iniciativas na capital e em municípios maranhenses. Integrou a Feira Minha Pariceira em cinco edições. E recentemente, apresentou-se na Expo Favela - Maranhão e na festa de encerramento do Festival Maranhão na Tela.
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.