Campanha arrecada eletrônicos e eletrodomésticos para reciclagem
Abree e prefeitura disponibilizam ponto de recebimento no estacionamento do Multicenter Sebrae, em São Luís, neste sábado (7), para receber produtos.
A Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) e a Prefeitura de São Luís promovem campanha de arrecadação de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo. O objetivo da iniciativa é conscientizar e motivar a população a adotarem uma destinação ambientalmente adequada desses resíduos, promovendo a reciclagem.
Neste sábado, 7 de outubro, das 10h às 17h, a Abree disponibiliza um ponto de recebimento localizado no estacionamento do Multicenter Sebrae (Cohafuma), para receber os produtos.
Durante a campanha, os moradores de São Luís terão a oportunidade de descartar quaisquer itens, desde fones de ouvido até geladeiras. Além disso, uma equipe da Abree estará presente para receber os objetos e esclarecer qualquer dúvida relacionada ao processo de reciclagem. Essa iniciativa tem como objetivo recolher produtos que não estão mais em funcionamento ou se tornaram obsoletos, oferecendo uma alternativa adequada para eles.

A Abree tem como foco possibilitar o processo de logística reversa, a fim de garantir o tratamento apropriado desses resíduos. Assim, a parceria com a prefeitura pretende promover a transformação de equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, facilitando sua reinserção na cadeia produtiva por meio do processo de reciclagem.
O descarte apropriado de dispositivos eletroeletrônicos e eletrodomésticos desempenha um papel fundamental na preservação do meio ambiente, na proteção dos recursos naturais, na redução de resíduos e na conformidade com a Política Nacional e Resíduos Sólidos. Por meio das campanhas, promovemos a educação ambiental acerca do tema e a oportunidade de estimular a população a promover um futuro mais sustentável
, explica Helen Brito, gerente de relações institucionais da Abree.
A associação, em colaboração com seus parceiros, conta com mais de 4 mil pontos de recebimento em todo o país, abrangendo mais de 1,3 mil municípios. Essa ampla rede possibilita que os cidadãos tenham opções convenientes para descartar produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos de maneira responsável ao longo do ano.
A Prefeitura de São Luís tem trabalhado para destinar corretamente resíduos sólidos, em especial os que podem ser reciclados. Temos implementado projetos com esta finalidade, a exemplo do Cata-Treco, que percorre os bairros, de casa em casa, recolhendo materiais e evitando que acabem indo parar no lixo comum. Outra ação para a população destinar corretamente seus resíduos são os Ecopontos, implantados em diversos bairros da nossa capital, bem como o Centro Ambiental da Ribeira, onde fazemos a triagem de todos os materiais recicláveis recolhidos na cidade. Desta forma, a gestão do prefeito Eduardo Braide fortalece seu compromisso com o meio ambiente e a população
, disse o secretário municipal de obras e serviços públicos, David Col Debella.
Equipamentos pós-consumo que podem ser descartados
- Celulares;
- Fone de ouvidos;
- Geladeiras;
- Máquinas de lavar;
- Ares-condicionados;
- Televisores;
- Secadores;
- Batedeiras;
- Fogões;
- Micro-ondas;
- Ferramentas;
- Equipamentos de informática;
- Rádios;
- Videogames e consoles.
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.