Telescópio James Webb lança nova vista da Nebulosa do Caranguejo

Sensibilidade e resolução infravermelha do Webb oferecem novas pistas sobre composição e origens da Nebulosa do Caranguejo.

A 6,5 mil anos-luz de distância de nós, fica a Nebulosa do Caranguejo, os restos de uma estrela que explodiu.

Sensibilidade e resolução infravermelha do telescópio espacial James Webb oferecem novas pistas sobre composição e origens da Nebulosa do Caranguejo
Nasa, ESA, CSA, STScI, T. Temim (Universidade de Princeton)

Embora este alvo tenha sido bem estudado por vários observatórios, incluindo o telescópio espacial Hubble, a sensibilidade e resolução infravermelha do Webb oferecem novas pistas sobre a composição e as origens desta cena.

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo