Balneabilidade: 21 praias próprias para banho na Grande São Luís
Pelo laudo mais recente, com coleta feita em 30 de outubro, somente um ponto não tem condições próprias para recreação: fica na praia de São Marcos.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) monitora 22 trechos de praias da Região Metropolitana de São Luís, incluindo a capital São Luís e as cidades de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. São elas: Ponta d'Areia, Ponta do Farol, São Marcos, Calhau, Olho-d'Água, Meio, Araçagi, Olho-de-Porco e Mangue Seco. A cada semana, o órgão divulga relatórios, seguindo padrões de balneabilidade determinados pela resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que apontam os pontos em condições próprias e impróprias para banho.
Sobre trechos impróprios para banho, a Sema esclarece, em seus relatórios, que a ocorrência de chuvas influencia negativamente na qualidade das águas das praias, considerando que ocorre maior carreamento de matéria orgânica oriunda da lavagem das vias públicas para os rios e, consequentemente, para os mares
, e, por isso, não recomenda atividades nos trechos monitorados até 24h após a ocorrência de chuva.
Acompanhe as condições de banho das praias de São Luís - veja outros detalhes no Painel da Balneabilidade.
Evolução nas últimas semanas
Evolução em 2023
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.