Siga os canais do Blog do Maurício Araya

Canal Brasil exibe entrevista exclusiva de Margareth Menezes

Ministra da Cultura conversou sobre desafios e realizações ao exercer cargo; entrevista vai ao ar no no ‘Cinejornal’ desta quinta-feira (23).

O Canal Brasil foi até Brasília para realizar uma entrevista exclusiva com a ministra da Cultura, Margareth Menezes. A conversa com Simone Zuccolotto será exibida no Cinejornal nesta quinta-feira, 23 de novembro, às 13h15.

Durante o bate-papo, Margareth Menezes fala sobre os desafios de ser a primeira mulher na pasta e a primeira mulher negra a ser ministra de Estado. Ela conta também dos mecanismos utilizados por sua equipe para reerguer um ministério depois do mesmo ter sido rebaixado a uma secretaria especial, ter sofrido cortes expressivos de gastos e diversas trocas de comando.

Margareth Menezes e Simone Zuccolotto
Canal Brasil (cortesia)

Quando eu recebi o convite para o Ministério da Cultura, a questão da representatividade pesou, mas eu também avaliei a oportunidade de, por ser uma pessoa do setor artístico, pensar em tudo que poderíamos fazer. Nós estamos apostando na organização e na potencialização da economia criativa da cultura, que pelo histórico do ministério, de montar e desmontar, acaba desestabilizando a possibilidade de fortalecimento dessa ferramenta tão empoderadora de emancipação, de desenvolvimento social e econômico, afirma Margareth Menezes.

Ela falou também da importância do setor para a economia do Brasil. 3,11% do PIB do Brasil é gerado pela cultura e nós nunca nos atentamos em função de uma maneira de tirarmos um proveito positivo disso, fazendo uma redistribuição, uma melhor gestão e levando a cultura para onde ela nunca chegou. Não tem como termos um país dessa proporção, diversidade e produção artística, em todas essas áreas, sem ter um Ministério da Cultura, conta a ministra na entrevista.

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo