Culturarte chega a São Luís, com shows no Convento das Mercês
Apresentações de artistas maranhenses e de grupos de bumba meu boi; rodas de tambor de crioula; e exposições marcam programação gratuita do festival.
Música. Culinária. Artesanato. Artes visuais e literatura. Tudo do nosso jeito. Do jeito que a gente gosta, em um espaço aberto, totalmente gratuito, potencializando a economia criativa local, recebendo expressões do universo instrumental do Brasil, junto de manifestações da cultura popular maranhense, em especial, bumba meu boi e tambor de crioula.
Essa é a tônica do Culturarte, festival que estreou em Barreirinhas (MA) entre os dias 2 e 4 de novembro, e agora ocupa o pátio do Convento das Mercês, no bairro do Desterro, Centro Histórico de São Luís, de 10 a 12 de novembro.

Entre as principais atrações desta sexta-feira, 10 de novembro, está a cantora hondurense Indiana Nomma, conhecidíssima no cenário do jazz e da música latino-americana, declarada pelos herdeiros de Mercedes Sosa intérprete do tributo oficial à maior cantora da América Latina. Ela fará o show Indiana Nomma Canta Mercedes Sosa. A noite terá abertura com roda de tambor de crioula da Capelinha de São Benedito, de Carla Coreira; haverá também show com Chiquinho França Quarteto, e apresentação do Bumba Meu Boi de Santa Fé, sotaque da Baixada.
No sábado, 11 de novembro, o Tambor de Crioula Arte Nossa vai se apresentar seguido de show de artistas maranhenses: Célia Maria, Sandra Duailibe, Luciana Pinheiro, Gildomar Marinho, Daffé e Nivaldo, na direção musical do guitarrista Edson Bastos. A noite contará ainda com o show Desengaiola, dos amigos cantores, compositores e instrumentistas Alfredo Del-Penho, João Cavalcanti, Moyseis Marques e Pedro Miranda. A saber, Desengaiola (Som Livre/MPB Discos) traz vivências de 20 anos de quarteto de músicos e foi indicado ao Grammy Latino como Melhor Álbum de Samba.
No domingo, 12 de novembro, última noite do Culturarte tem Duo Gisbranco, formado pelas pianistas Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco. Depois, no palco, a banda na direção musical de João Simas terá participações especiais de Klicia, Regiane Araújo, Léo Viana, Paulão e Tássia Campos. A noite terá encerramento com o Bumba Meu Boi Revelação de São Marçal.
O Culturarte em São Luís terá também a exposição fotográfica da maranhense Silvia Estrela, autodidata, que revelou-se na arte da fotografia durante a pandemia, e começou a publicar suas obras no perfil de suas redes sociais, tornando-as uma verdadeira galeria aberta do presente cotidiano de uma cidade patrimônio.
A programação do Culturarte no Convento das Mercês terá sempre abertura às 18h, traz ainda lançamentos de obras literárias e palco livre para Poesia Falada, nas coordenações de Moisés Nobre, Karla Castro e Eloy Melônio. No espaço haverá barracas padronizadas para comercialização do artesanato e degustação da culinária típica.
Culturarte é um projeto via Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, numa realização da Tutuca Viana Produções, Ministério da Cultura, Governo Federal.
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.