Culturarte chega a São Luís, com shows no Convento das Mercês

Apresentações de artistas maranhenses e de grupos de bumba meu boi; rodas de tambor de crioula; e exposições marcam programação gratuita do festival.

Música. Culinária. Artesanato. Artes visuais e literatura. Tudo do nosso jeito. Do jeito que a gente gosta, em um espaço aberto, totalmente gratuito, potencializando a economia criativa local, recebendo expressões do universo instrumental do Brasil, junto de manifestações da cultura popular maranhense, em especial, bumba meu boi e tambor de crioula.

Essa é a tônica do Culturarte, festival que estreou em Barreirinhas (MA) entre os dias 2 e 4 de novembro, e agora ocupa o pátio do Convento das Mercês, no bairro do Desterro, Centro Histórico de São Luís, de 10 a 12 de novembro.

Culturarte chega a São Luís, com shows no Convento das Mercês: apresentações de artistas maranhenses e de grupos de bumba meu boi; rodas de tambor de crioula; e exposições marcam programação gratuita do festival
Divulgação

Entre as principais atrações desta sexta-feira, 10 de novembro, está a cantora hondurense Indiana Nomma, conhecidíssima no cenário do jazz e da música latino-americana, declarada pelos herdeiros de Mercedes Sosa intérprete do tributo oficial à maior cantora da América Latina. Ela fará o show Indiana Nomma Canta Mercedes Sosa. A noite terá abertura com roda de tambor de crioula da Capelinha de São Benedito, de Carla Coreira; haverá também show com Chiquinho França Quarteto, e apresentação do Bumba Meu Boi de Santa Fé, sotaque da Baixada.

No sábado, 11 de novembro, o Tambor de Crioula Arte Nossa vai se apresentar seguido de show de artistas maranhenses: Célia Maria, Sandra Duailibe, Luciana Pinheiro, Gildomar Marinho, Daffé e Nivaldo, na direção musical do guitarrista Edson Bastos. A noite contará ainda com o show Desengaiola, dos amigos cantores, compositores e instrumentistas Alfredo Del-Penho, João Cavalcanti, Moyseis Marques e Pedro Miranda. A saber, Desengaiola (Som Livre/MPB Discos) traz vivências de 20 anos de quarteto de músicos e foi indicado ao Grammy Latino como Melhor Álbum de Samba.

No domingo, 12 de novembro, última noite do Culturarte tem Duo Gisbranco, formado pelas pianistas Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco. Depois, no palco, a banda na direção musical de João Simas terá participações especiais de Klicia, Regiane Araújo, Léo Viana, Paulão e Tássia Campos. A noite terá encerramento com o Bumba Meu Boi Revelação de São Marçal.

O Culturarte em São Luís terá também a exposição fotográfica da maranhense Silvia Estrela, autodidata, que revelou-se na arte da fotografia durante a pandemia, e começou a publicar suas obras no perfil de suas redes sociais, tornando-as uma verdadeira galeria aberta do presente cotidiano de uma cidade patrimônio.

A programação do Culturarte no Convento das Mercês terá sempre abertura às 18h, traz ainda lançamentos de obras literárias e palco livre para Poesia Falada, nas coordenações de Moisés Nobre, Karla Castro e Eloy Melônio. No espaço haverá barracas padronizadas para comercialização do artesanato e degustação da culinária típica.

Culturarte é um projeto via Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, numa realização da Tutuca Viana Produções, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo