Siga os canais do Blog do Maurício Araya

Praias de São Luís terminam novembro com 95% de pontos próprios em média

Apenas trecho do parquinho da Litorânea, próximo à foz do rio Calhau, segue impróprio para banho; acompanhe, em gráfico, situação nas últimas semanas.

As praias de São Luís terminaram o mês de novembro de 2023 com média de 21 pontos próprios, ou seja, 95% de todos os pontos monitorados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) em condições para uso. Apenas o trecho do parquinho da Litorânea, próximo à foz do rio Calhau, segue impróprio para banho.

A Sema monitora 22 trechos de praias da Região Metropolitana de São Luís, incluindo a capital São Luís e as cidades de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. São elas: Ponta d'Areia, Ponta do Farol, São Marcos, Calhau, Olho-d'Água, Meio, Araçagi, Olho-de-Porco e Mangue Seco. A cada semana, o órgão divulga relatórios, seguindo padrões de balneabilidade determinados pela resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que apontam os pontos em condições próprias e impróprias para banho.

Sobre trechos impróprios para banho, a Sema esclarece, em seus relatórios, que a ocorrência de chuvas influencia negativamente na qualidade das águas das praias, considerando que ocorre maior carreamento de matéria orgânica oriunda da lavagem das vias públicas para os rios e, consequentemente, para os mares, e, por isso, não recomenda atividades nos trechos monitorados até 24h após a ocorrência de chuva.

Acompanhe as condições de banho das praias de São Luís - veja outros detalhes no Painel da Balneabilidade.

Evolução nas últimas semanas

Evolução em 2023

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo