Programação especial marca Semana da Consciência Negra no CCVM

Exibições de filmes, debates sobre cultura popular e música negra fazem parte da programação que segue desta terça (21) até a sexta-feira (24).

Exibições de curtas-metragens e debates sobre genocídio negro e lideranças femininas na cultura popular fazem parte da programação que o Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) preparou para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado neste dia 20 de novembro.

Semana da Consciência Negra: Camila Reis é uma das atrações da programação especial do Centro Cultural Vale Maranhão
Italo Campos (cortesia)

Nesta terça-feira, 21 de novembro, às 19h30, será exibido o documentário Genocídio e Movimentos, dos diretores Andreia Beatriz, Luís Carlos de Alencar e Hamilton Borges dos Santos. Em uma hora de documentário, há exposições e discussões sobre as frequentes mortes do povo negro nas periferias, causadas majoritariamente por uma política de segurança pública violenta e racista. Após o filme, a diretora Andreia Beatriz se une ao advogado Erik Moraes para um debate sobre os assuntos presentes no longa-metragem.

A programação se expande para o bairro do Coroadinho na quarta-feira, 22 de novembro, a partir das 19h, com uma mostra de curtas-metragens. Serão exibidos os filmes A Favela tá no Clima, A Nossa Festa Já Vai Começar, Banzeiro e Maresia, Taquariana e Tá Quase Bom, seguidos de um bate-papo com os diretores. O momento será realizado na Casa das Pretas, localizada na avenida José Sarney, nº 1, Bom Jesus.

Celebrando a música negra, a cantora Camila Reis lançará seu novo trabalho Canções de uma mulher preta, no Pátio Aberto de toda quinta-feira, às 19h. O EP reúne canções autorais que nascem das inúmeras possibilidades de ser e existir da mulher preta, celebrando o amor, a dor, orixás e pessoas da convivência da artista.

Encerrando a semana, na sexta-feira, 24 de novembro, às 19h30, a conversa aberta A liderança feminina nos grupos de bumba meu boi reunirá as presidentes dos grupos de bumba meu boi de Maracanã, de Leonardo e da Floresta - Maria José Soares, Regina Avelar e Nadir Cruz, respectivamente - para um debate sobre a força e resistência da mulher negra à frente de brincadeiras de cultura popular no Maranhão. A mediação será da arquiteta e urbanista, pesquisadora de urbanismo pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e técnica em artes visuais Larissa Anchieta. Fechando com chave de ouro, a apresentação do tambor de crioula Filhas de São Benedito.

Toda a programação é gratuita, e o CCVM está localizado na rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís.

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo